Título: Acim completa 72 anos no domingo
 
Início das obras na nova sede da Acim será motivo de comemoração dos 72 anos de aniversário da entidade
 
No próximo domingo, dia 20, a Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) completa 72 anos de fundação, e a diretoria da entidade estará reunida na segunda-feira, dia 21, a partir das oito horas, na nova sede da entidade, para a cerimônia de aniversário que será realizada com o início das obras do novo prédio da entidade. “Queremos marcar este momento, pois se trata de um marco para a história da entidade”, justificou o presidente da Acim, Sérgio Lopes Sobrinho, que espera reunir o maior número possível de diretores, conselheiros e associados, para comemorar o aniversário da entidade. “Não é qualquer entidade em Marília que tem 72 anos de atividades”, justificou.

Há dois anos atrás, no aniversário de 70 anos, a entidade promoveu uma série de atividades comemorativas. Desde selo, desfiles, eventos, até a organização de uma cápsula do tempo, em que centenas de documentos foram reunidos e colocados em uma urna, que foi produzida especificamente para resistir 30 anos, contra umidade, para ser aberta no ano do centenário da entidade. “Enterramos a cápsula em dezembro em uma solenidade muito bonita, e isso foi muito marcante”, relembrou Sérgio Lopes Sobrinho que está na presidência da entidade desde 1997, iniciando este ano o quarto mandato como presidente da Acim.

Desde quando assumiu a presidência em seu primeiro mandato, Sérgio Lopes Sobrinho teve administrações distintas. No primeiro mandato precisou sanear as dívidas e efetuar elevados pagamentos de tributos que estavam em atraso. “Até o nosso prédio atual, na rua Quatro de Abril, estava penhorado e corríamos o risco de perde-lo”, lembrou ao acreditar ser o período mais complicado. “Eram muitas as dívidas e as complicações legais que a entidade tinha e que aos poucos e de forma constante conseguimos resolver a situação com mérito de todos da diretoria”, falou ao agradecer o apoio e a colaboração de diversos comerciantes que fizeram parte daquela diretoria.

A segunda gestão de Sérgio Lopes Sobrinho já foi de investimentos, em que a entidade passou a ser referência na prestação de serviço e principalmente em tecnologia, sendo modelo para o Brasil na consulta do Banco de Dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Na gestão seguinte a instituição passou a ser destaque pela freqüência nas promoções do comércio, bem como manteve o status de entidade forte e participativa recuperada nos últimos anos, tendo envolvimento em quase todos os segmentos de desenvolvimento da cidade. “Esta quarta presidência será marcada com a nova sede, adquirida com recursos próprios, dobrando a capacidade de atendimento da entidade”, disse orgulhoso ao iniciar as obras da nova sede com 1,2 mil metros quadrados de área útil, contra menos de 600 metros quadrados na sede atual. “Começa um novo tempo para a Associação Comercial e Industrial de Marília”, disse o presidente Sérgio Lopes Sobrinho.