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GUILHERME MENDONÇA A variável custo é fundamental para a análise de qualquer empreendimento. No caso do comércio eletrônico, alguns fatores de custo são imprescindíveis, e até mesmo diferentes de um comércio tradicional. O primeiro desses é o custo de Implantação e manutenção da loja virtual. A loja virtual consiste em um conjunto de sistemas que possibilitam a realização de pedidos diretamente pelos clientes e o gerenciamento de todos os processos do negócio, como divulgação, promoção, venda e entrega. Para obter uma loja virtual pode-se contratar um desenvolvedor para isso, mas o mais comum hoje em dia é contratar um fornecedor que já tenha a solução pronta e adequada para cada tipo de negócio. Apenas é feito uma customização da loja, para que esta tenha " a cara do seu negócio". O preço de uma loja virtual varia muito de acordo com a complexidade da mesma, e as funções que esta oferece. Uma solução simples tem um investimento de aproximadamente R$2,5 mil e 60 reais por manutenção/mensal, juntamente com a hospedagem. Outros sistemas com mais ferramentas oferecidas pode custar algo em torno de R$4 mil, com uma manutenção de 400 reais/mensal. No caso da Tray Sistemas o cliente paga uma mensalidade para utilização do sistema, com valores da partir de R$ 59,90. Esse valor varia de acordo com a necessidade de cada cliente. É preciso que o empreendedor avalie suas necessidades reais, e quais as ferramentas que precisa, assim ele pode comparar as diversas empresas provedoras desse tipo de serviço, em termos de custos. O negócio pode ser criado com uma solução de menor custo, e assim que for crescendo, é só evoluir para plataformas mais sofisticadas e com mais recursos, se houver um aumento nas transações, diminuindo assim o risco financeiro do empreendimento. Sobre o custo da entrega de mercadorias: nos negócios na internet é preciso ter uma boa estratégia para embalar, despachar e fazer com que o produto chegue nas mãos do cliente, com segurança e o mais importante, dentro do prazo estipulado. Esse custo de entrega varia, pois está diretamente relacionado ao produto e às suas características, o seu peso, dimensão, se é perecível ou não, entre outros. Os Correios são sem dúvida o maior prestador desse tipo de serviço, abrangendo todo o território nacional. Atualmente com novas empresas entrando nesse mercado, pode-se esperar uma concorrência e conseqüentemente preços mais baixos. O preço do frete de algumas lojas virtuais, tais como a Submarino pode variar de 30% a 60% do valor do produto, dependendo da localidade para onde o produto se destina. Esse fator de custo afeta principalmente as lojas virtuais que trabalham com produtos de baixo valor unitário. No comércio eletrônico, a quase totalidade das transações envolve o recebimento por meio de boleto bancário ou cartão. O custo para cada boleto pago no banco gira em torno de 2 reais, o que torna esse meio relativamente caro para produtos de baixo valor. Para receber por meio de cartão de crédito, a loja paga uma mensalidade em torno de 50 reais mais 4,5% do valor de cada transação. Uma boa notícia é que o comércio on-line fechou o primeiro semestre do ano com um grande crescimento de 79% em relação ao mesmo semestre do ano passado. Guilherme Mendonça é consultor de Internet da Impact – Consultoria para Internet. |
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