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Guilherme Mendonça O Marketing é toda ação realizada e direcionada para satisfazer as necessidades e desejos dos clientes. Estes são satisfeitos pela compra, que pode ser concretizada pela necessidade fisiológica (itens de real sobrevivência, como alimentação, vestuário, entre outros.), ou de necessidade psicológica, de sentir-se bem, segurança ou até mesmo o status que essa aquisição proporciona. Conhecendo todas essas variáveis as empresas vão em busca de produzir bens e serviços que possam atender a todos os requisitos do seu público alvo. É por meio do Marketing que as empresas conquistam, e conseqüentemente fidelizam os seus consumidores, contando com a ajuda de 4 ferramentas básicas: adequar bens/serviços às preferências dos consumidores; preço adequado para esses produtos; escolha da melhor forma de promoção e comunicação com o público, e por fim, eficiente distribuição com agilidade. A publicidade na Internet é uma grande jogada, pode ser feita com um simples banner - uma imagem com propaganda, que pode ser pago para ser colocado em algum site, ou até mesmo propaganda sob forma de mala direta, mediante autorização de quem irá recebê-la, para evitar que seja caracterizada como spam. O Marketing eletrônico exige a precisão de quais produtos e serviços a empresa tem a oferecer. O serviço requer retorno rápido aos clientes, que é proporcionada através de um de eficiente atendimento, por exemplo um sistema de chat ou call-center. A disponibilização de informações também é importante, para que o próprio cliente busque por si mesmo, agilizando o processo de atendimento e acarretando uma redução de custos. As empresas devem fazer uma comunicação efetiva com seu público alvo, por meio de campanhas publicitárias que melhor atendam a esse público. Devem mexer com a sensibilidade do cliente, para que este seja fiel ao produto, que sempre compre e que ainda possa induzir outras pessoas a fazerem o mesmo. Na internet as empresas devem fazer com que o cliente se sinta à vontade e que todas as suas necessidades sejam atendidas. O consumidor precisa achar com rapidez o que procura, por isso as informações expostas devem ser suficientes, e os dados devem ser claros e de fácil compreensão, para que não se perca tempo procurando informações pertinentes ao produto ou serviço. Não é só através do comércio eletrônico que se faz negócios pela internet, na maioria das vezes disponibilizar uma informação, dica, notícia etc., pode significar muito para o visitante, que talvez tivesse que enfrentar fila ou até mesmo um telefone ocupado para acessar o que procurava. Isso desafoga as linhas telefônicas e significa uma grande praticidade nos dias de hoje. Além da atenção toda desse atendimento inicial, deve-se também fazer um acompanhamento dos pedidos dos clientes, no caso de venda de produto ou serviço, disponibilizando todas as informações referentes aos prazos de envio/recebimento, como proceder em caso de troca, etc. Responder solicitações de clientes no prazo de 24 horas também é uma importante estratégia de marketing. Algumas dicas para o sucesso do marketing na internet: aparecer em sites de buscas, divulgação em mídia convencional, respostas aos e-mails e consultas, etc. Todos esses pequenos detalhes farão com que o cliente se sinta satisfeito com a sua empresa, sinta dedicação a ele e às suas necessidades. Isso cria um vínculo e faz com que cada vez mais se tenha sucesso e fidelidade. Guilherme Mendonça é consultor de sistemas para Internet da Impact Consultoria |
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