Título: Família
 
Lucila Costa

Vivemos hoje numa sociedade onde impera a liberdade excessiva do querer, onde os jovens não respeitam os mais velhos, a falência dos conceitos éticos e morais, enfim, o mal sobrepondo o bem. E se hoje vivemos nessa sociedade, com liberdade excessiva, sem moral sem ética é porque a família se desviou do caminho certo.

A família é constituída de pai, mãe e filhos.

MÃE – é colo, carinho, amor, e acrescentando nessa massa a educação, a disciplina, e a cooperação de todos dentro da família. Tudo isso criará laços afetivos entre os membros dessa família. A mãe compreende todas as esperanças e os sonhos dos seus filhos.

PAI – é referência – referência na sua conduta, na sua postura, é dar o norte para o filho. Essa é a imagem que os filhos captam.
Nós pais somos a figura mais importante na vida dos nossos filhos. Por isso temos o dever de exercer de maneira digna o nosso papel, que é mostrar caminhos através dos nossos passos.
“Não podemos e não devemos ser um estrupício na vida dos nossos filhos”.

Ex. Filho ainda pequeno abraça as pernas do pai e pede colo. Olha para cima e vê um gigante, que pode tudo, sabe tudo e resolve tudo. mas os filhos querem a referência junto com a coerência, pois os filhos não querem ser amados, querem ser produtos do amor.

Pais têm que se ocupar com seus filhos, brincar de cavalinho, jogar bola, isso é amor.

Pais devem ser exemplos, pois o exemplo é a única maneira de se educar.

Pais devem enfrentar seus medos se não seus filhos também o sentirão e não saberão se conduzir.

Pais, não devem tecer criticas pejorativas sobre o seu trabalho, pois seus filhos crescerão com conceito errado do que é ser trabalhador.

Pais, não critiquem seus filhos – elogiem o que eles têm de bom e eles serão melhores.

Os pais podem corrigir sem agredir - Discordar sem ofender - Dizer a verdade sem humilhar

Pais devem ser belos para que seus filhos possam admirá-los.

SEU FILHO GOSTARIA DE SER O QUE VOCÊ É?

Pais devm ser éticos, e a vivência da ética na família está na nossa conduta diária, na simplicidade da nossa vida de todo dia.

Pais, manter uma família não é apenas com o dinheiro do trabalho, mas é desenvolver vida saudável, criando assim laços afetivos e formando uma rede do cuidado ético em volta da família, pois a ética e a moral é a nossa casa, a nossa vida interior através da nossa conduta e da nossa crença em Deus.

É desde cedo que começamos a transmitir noções de juízo, de certo e errado e impedir que as crianças se tornem pessoas caprichosas e exigentes

Estamos construindo um mundo melhor para nossos filhos e netos, por isso vamos arregaçar as mangas e lutar pelo BEM, que assim sobrará menos espaço para o MAL

Lucila Costa
Coordenadora Regional de Amor-Exigente/Marília