Título: Dados apontam elevação no movimento do comércio
 
José Augusto Gomes e Sérgio Lopes Sobrinho avaliam dados do SCPC da Acim
 
Os dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), apontam elevação no número de consultas ao banco de dados da entidade, o que representa para os dirigentes, que mais pessoas iniciaram uma negociação nas lojas associadas. Segundo o presidente da Acim, Sérgio Lopes Sobrinho, a elevação de 12,51% no número de consultas ao SCPC, comparado com o mesmo período do ano passado, demonstra que comerciantes e consumidores iniciaram uma negociação. “Consulta não é sinal de negócio fechado”, alertou o dirigente que utiliza essas informações para mensurar o movimento no comércio mariliense. “Se mais negócios foram iniciados, entende-se que haviam mais pessoas interessadas em comprar”, acredita.

No demonstrativo da entidade, a Semana do Consumidor desenvolvida pela Comissão de Promoção da Acim, formada por comerciantes voluntários, no período de 16 a 23 de setembro, houve uma elevação de 12,51%, quando no ano passado foram realizadas 14.359 consultas diante das 27.406 deste ano. Ao comparar o número de consultas do começo do mês até o término da campanha, também é possível verificar uma elevação na ordem de 10%, pois em 2005 foram 81.291 consultas realizadas, diante das 89.423 deste ano. “A elevação no número de consultas tem outros fatores”, acrescentou o diretor administrativo da Acim, José Augusto Gomes. “Além do aumento no número de sócios da entidade, existem os casos preventivos contra golpes, que também fazem com que o número de consultas cresça”, explicou o dirigente.

Na campanha da Semana do Consumidor a sexta-feira, dia 22, as lojas do comércio de Marília estiveram funcionando das nove às 22 horas, como de costume em campanhas como esta. No ano passado foram efetuadas 8.637 consultas ao banco de dados do SCPC da Acim, contra 10.062 consultas este ano, num único dia. Foi uma elevação de 16,5% o que chamou a atenção dos dirigentes da Acim. “Esperávamos um crescimento, mas não superior a 10%”, disse Sérgio Lopes Sobrinho. “Com o funcionamento das lojas no período noturno, acredita-se que mais pessoas estiveram freqüentando o comércio”, completou José Augusto Gomes ao ratificar que número de consultas não representa volume de vendas.

Para o presidente da Acim é fundamental que as lojas passem a consultar mais o banco de dados do SCPC para evitar prejuízos com vendas mal elaboradas. Ao consultar o CPF do cliente no momento da efetivação do negócio, é mais seguro saber que os riscos são mínimos. “Além disso é possível evitar golpes com cheques roubados, clonados ou pessoas com restrição de crédito”, frisou ao observar um interesse maior dos lojistas em cuidar de mecanismos de proteção ao crediário da loja. “Uma venda mal feita somente o lojista é quem perde: fica sem dinheiro e sem o produto”, avisou.