|
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||
|
||||||
Comerciantes e Comércio lotaram o auditório da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), durante o ciclo de palestras realizado em parceria com o Sebrae-SP de Marília, quando quatro eventos foram realizados gratuitamente para o setor comercial da cidade. “Foram eventos interessantes, sobre assuntos de grande relevância para a classe”, avaliou o Diretor Superintendente da Acim, José Augusto Gomes, que acompanhou as quatro apresentações. “Foram exposições práticas, atualizadas e colocadas de forma bem divertida”, comentou ao destacar o formato dos eventos de responsabilidade do parceiro. “Vamos realizar mais atividades semelhantes, pois existe interesse por parte de lojistas e trabalhadores do comércio”, avaliou o dirigente. A primeira palestra realizada foi com o consultor Jorge Luiz Pereira, que apresentou o tema: Tecnologia da informação, uma necessidade nos negócios. Ele procurou demonstrar aos empresários os passos para a completa e adequada informatização do próprio negócio, demonstrando os caminhos para a melhor relação custo e benefício. Fez uma abordagem sobre os assuntos como: A necessidade básica para a informatização; explanação sobre casos de insucessos e sucessos; análise do mercado, importância da pré-informatização; demonstração do roteiro de informatização; suporte à escolha de equipamento adequado; importância da utilização dos dados para a tomada de decisões. No segundo encontro foi a vez de José Carmo Vieira de Oliveira, falando sobre: Aumentando suas vendas com criatividade. Ele apresentou as simples e criativas ações de vendas que são capazes de proporcionar excelentes resultados para a empresa. Segundo ele o cliente obriga o empreendedor a repensar sobre o próprio negócio diariamente para ser mais competitivo e garantindo sua sobrevivência no mercado. Mostrou os erros mais comuns cometidos pelos vendedores e a repercussão disso com as conseqüências junto aos clientes. Falou sobre a importância do fator preço e o que as pequenas empresas podem fazer em marketing e vendas para serem mais competitivas. Rosendo de Souza Junior apresentou o tema: Lucratividade, crescer, sobreviver ou morrer. Ele definiu conceito de lucratividade, desenvolvendo cálculos e diagnósticos que revelam a situação econômica e financeira da empresa. Mostrou o que é lucratividade e como calcular. Sobre o Código de defesa do Consumidor, Renato de Almeida Silva mostrou quem é o consumidor, quais seus direitos e como exercê-lo na defesa de seus interesses. Mostrou a finalidade do código; quem é o fornecedor; quais os direitos efetivos do consumidor brasileiro; como exercitar os direitos do consumidor e quais as obrigações das empresas perante o consumidor. |
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||