|
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||
Guilherme Mendonça Para conseguir manter o bom funcionamento de uma prestadora de serviços, e conseqüentemente ter sucesso, é necessário que se priorize alguns pontos importantes. Se for para ter uma sociedade, faça isso com aqueles que agreguem, o sócio deve multiplicar, trazer novos clientes, ou conseguir atender melhor aqueles que já possuem. Gaste o menos possível, veja se realmente vale a pena montar um escritório, já que hoje em dia a internet possibilita o trabalho à distância. Caso contrário, se houver contratos fixos que possam suportar as instalações, é bom manter uma sala que possa gerar novos negócios, já quem possui rendimento variável não deve se arriscar. Procure mercados que estejam em expansão, e com perspectiva. Se preocupe com seus concorrentes, crie um diferencial para seus clientes, afinal esses o estão contratando para aumentar seu faturamento e ou reduzir seus custos, e não o contrário. Apresentando vantagens como preço, qualidade, bom atendimento aos seus clientes faz com que estes sejam fiéis ao seu serviço. Trabalhe com um bom contrato, quem vende serviços deve especificar com detalhes o serviço prestado, para que o trabalho se torne concreto. Quanto mais especificados, menores serão os problemas futuros. Empresas pequenas devem procurar clientes grandes e bons, embora no começo seja normal trabalhar com muitos clientes, mas que o retorno representa pouco. Mantenha o respeito com seus clientes, fornecedores e funcionários. Seja ético e sempre faça seu serviço de forma profissional, para que um cliente de hoje possa te indicar para um cliente de amanhã, uma rede contatos positiva é importante. E por último, mas não menos importante: não perca o foco do negócio, lembre-se sempre do objetivo inicial, de quando a empresa foi estabelecida. Procure manter o equilíbrio entre objetivos financeiros, para o bom fluxo dos negócios, e ao mesmo tempo àqueles objetivos que impulsionaram a existência da empresa. Guilherme Mendonça é gerente de negócios da Impact, empresa de assessoria a Internet de Marília |
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||