Título: Santa Casa muda paradigma hospitalar
 
Márcio Mielo participa do Grupo de Trabalho Humanizado da Santa Casa
 
A Santa Casa de Marília vem desenvolvendo com um grupo formado por profissionais do hospital nos segmentos de segurança no trabalho, área social, enfermagem, internação, limpeza, administrativo, entre outros, um programa de interação entre os funcionários e os pacientes para que o ambiente hospitalar se torne mais agradável, confortável e com maior calor humano. “O trabalho de humanização que desenvolvemos é para resgatar o valor humano das pessoas”, frisou Márcio Mielo, Coordenador de Gestão e Desenvolvimento Institucional do hospital mariliense, ao anunciar o planejamento para o ano que vem, que será voltado para um trabalho de Educação Permanente e de Educação Continuada. “O desenvolvimento de um trabalho de humanização não tem fim”, ressaltou.

Formado por funcionários de diversos setores do hospital e ainda com representantes da Pastoral da Saúde, Conselho Municipal da Saúde e alunos e docentes da Unesp, o Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) da Santa Casa de Marília se reúne quinzenalmente e vem trabalhando em dois focos considerados fundamentais para o sucesso das ações que são criadas: cliente interno e cliente externo. “O paciente é o personagem principal”, ressaltou o Coordenador de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Santa Casa de Marília. “Sempre pensamos no que pode ser feito para melhorar o nosso trabalho e oferecer mais conforto para o paciente”, resumiu ao lembrar de atividades como: festividades do Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal, entre outras datas comemorativas em que grupos de corais, exposição de artes plásticas e até feira de artesanatos, produzidos pelos próprios funcionários constam na programação de atividades.

Para uma maior interatividade entre funcionários e pacientes, constantemente são organizadas campanhas de arrecadação de alimentos, agasalhos e futuramente de material escolar, que são realizadas com êxito. Todo o material recolhido é doado a instituições de caridade. “O trabalho do grupo de humanização tem mostrado um resultado bastante positivo junto ao atendimento de nossos clientes externos. Isso pode ser comprovado através da avaliação de satisfação que estes preenchem ao utilizarem nossos serviços”, explicou Márcio Mielo. “As queixas diminuíram e os elogios aumentaram”, constatou ao ressaltar que para desenvolver a humanização em todo o sistema hospitalar é preciso que haja disciplina, educação, cultura, flexibilização e cordialidade.

Havendo uma interatividade generalizada dentro do hospital, Márcio Mielo acredita que os funcionários se tornam mais comprometidos com a missão do hospital. “Funcionário satisfeito apresenta boas respostas”, garante ao citar, como exemplo, uma quebra de paradigma, com a visita aberta, ou seja, em datas comemorativas em homenagem aos pais, mães, crianças, Natal, Ano Novo e Páscoa, o rigor com o horário de visitas é diminuído. “A evolução tecnológica deixou o ambiente hospitalar muito frio e somente com calor humano vamos encontrar o ponto de equilíbrio”, ensinou.