Título: Acim quer estudar comportamento do consumidor
 
Pesquisadores ouviram consumidores de Marília. Resultado será apresentado na sede da Acim
 
O comportamento de compra dos consumidores da cidade de Marília é o tema principal de uma Pesquisa que terá os resultados apresentados em reunião na sede da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), às 20 horas, deste dia primeiro de dezembro, no auditório da entidade, num trabalho realizado por alunos da Univem, com o objetivo de identificar que tipo de comportamento de compra tem os consumidores marilienses, bem como de identificar o grau de satisfação dos entrevistados em relação aos produtos e serviços prestados pelas lojas do centro comercial mariliense. “São informações interessantes e que vão ajudar na melhoria do desenvolvimento do comércio em geral”, falou o presidente da entidade, Sérgio Lopes Sobrinho.

A Pesquisa levantou quais são os principais produtos comprados pelos consumidores do centro de Marília e freqüência de compra; identificou qual é o tipo de promoção de vendas mais agradável aos consumidores do centro; apontou em qual época do ano costumam comprar com mais freqüência; apresentou os fatores mais valorizados em uma loja, no ato da compra – atendimento, prazo de pagamento, beleza, preço, variedade de produtos, promoções, marcas dos produtos, entre outros; bem como identificou o perfil sócio-econômico dos consumidores do centro da cidade de Marília – escolaridade, faixa etária, sexo, profissão, renda familiar, local de entrevista e região de residência;

A coleta de dados foi feita por meio de questionários estruturados não disfarçados, com perguntas abertas e fechadas. Os treinamentos dos pesquisadores foram realizados em reuniões de trabalho com todos os entrevistadores presentes, garantindo igual capacitação técnica de cada um no assunto em questão. Foram realizados pré-testes, para a verificação da eficácia do modelo de questionário. A equipe tem um supervisor responsável pelo controle de desempenho dos entrevistadores, conferência e verificação dos questionários, em cada local estipulado. Houve checagem de 10% dos questionários por sorteio e verificação de 100% pelos supervisores da equipe.

O cronograma de atividades contou com: Elaboração do questionário produzido; Aplicação da pesquisa; Tabulação dos dados e Relatório da pesquisa. “Necessitamos de 20 dias para concluir os trabalhos”, lembrou o presidente da Acim que considera importante a pesquisa realizada, por ser pioneira e que irá ajudar muito na elaboração de projetos estratégicos. “Essa parceria com a Univem é o início de uma série de ações que vamos fazer em conjunto”, acrescentou Sérgio Lopes Sobrinho, ao discutir detalhes sobre a pesquisa com o Professor Cláudio Luiz Chiusoli, Docente da disciplina de pesquisa de marketing da Univem, responsável pela atividade em desenvolvimento.