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Guilherme Mendonça Essa dúvida pode ser respondida partindo de duas situações diferentes: um empresário que já tem seu negócio consolidado, e pretende utilizar a internet como um novo canal de comercialização e negócios, e a do empreendedor, que busca montar seu negócio já na internet, sendo voltada para o consumidor final ou para o comércio entre empresas. Para os atuantes do comércio tradicional, a utilização da internet deixou de ser uma escolha e passou a ser uma necessidade estratégica. A grande maioria das empresas já tem alguma ligação com a internet, podendo ser desde apenas um site institucional, passando para um catálogo eletrônico de produtos, em razão do relacionamento mais ágil com clientes, fornecedores, funcionários ou distribuidores, via web, até a implantação de uma loja virtual onde as vendas são totalmente realizadas eletronicamente. Esse avanço foi rápido, e os empresários perceberam que o ambiente da internet era mais eficiente e com custos mais baixos, se comparados com a utilização da estrutura anterior de hardware e software. A internet abriu as portas das empresas, chegando até todos os pontos, pois ultrapassa as barreiras físicas de distância. Nem é preciso ter toda uma infra-estrutura, mas os concorrentes podem se aproveitar dessa vantagem, ganhando mais agilidade e produtividade. Existe muito espaço para novos empreendimentos na internet, pois o mercado já gira em torno de 1,1 bilhão de internautas em todo o mundo e algo ao redor de 25 milhões no Brasil. O faturamento das empresas de varejo on-line vem crescendo a taxas de 40% ao ano desde 2001, e as boas empresas do setor estão indo muito bem. O Submarino é um bom exemplo, já que fechou o ano passado com um lucro de R$ 18,7 milhões e faturamento de R$ 547 milhões, o que representa um crescimento de 192% em relação ao ano anterior. Deve-se aproveitar as brechas nesse mercado, e é preciso planejar muito bem o negócio. É desperdício de tempo e dinheiro tentar logo de cara concorrer com os grandes varejistas da internet, pois esses investiram milhões para montar seus empreendimentos, e disponibilizam milhares de itens nas suas lojas. O pequeno empreendedor deve fazer uma pesquisa no mercado, e encontrar segmentos que ainda são pouco explorados. Começar a trabalhar com um número reduzido de produtos, para demandar menor investido, e assim ir crescendo aos poucos, obtendo reconhecimento, até chegar a ser líder de mercado dentro do seu segmento. Um fator mais que positivo atualmente, é que é muito fácil de se encontrar bons provedores de serviços na internet, tais como hospedagem, desenvolvimento de lojas virtuais, e até mesmo soluções de lojas prontas. Guilherme Mendonça é gerente de negócios da Impact, empresa de assessoria a Internet de Marília |
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