Título: Consultas ao SCPC têm elevação de 12,9% no ano
 
José Augusto Gomes e Sérgio Lopes Sobrinho analisam dados do SCPC da Acim
 
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Sérgio Lopes Sobrinho, apresentou os dados estatísticos do desenvolvimento das consultas ao banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), durante todo o ano de 2006. Segundo os números apresentados, houve uma elevação de 12,9% comparado aos 12 meses de 2005, que foi 22,1% maior que as consultas efetuadas em 2004. “O crescimento é esperado em razão da conscientização por parte do comerciante que vem consultando os cheques e CPFs dos clientes na abertura do crediário”, disse o dirigente que já esperava números maiores do que os do ano passado.

De janeiro a dezembro de 2006 foram efetuadas 1.401.168 consultas ao Banco de dados do SCPC da Acim. Naturalmente o mês de dezembro foi o mês com o maior número de consultas, com 159.690 realizadas. No entanto foi 0,59% menor que no ano passado, que chegou a 160.642 consultas. “Vários fatores contribuíram para isso”, justificou Sérgio Lopes Sobrinho ao apontar o pagamento de dívidas, as duas campanhas de pagamento do IPTU total em novembro e dezembro, a concorrência do comércio informal, a compra com cartão de crédito, as compras com pagamento em dinheiro e a queda do poder aquisitivo do consumidor. “E olha que poderia ser pior”, disse ao imaginar um índice mais elevado de queda, se a Acim não tivesse realizado uma série de ações como: investimento na iluminação pública do enfeites natalinos, propaganda na mídia regional, contratação de Papai e Mamãe Noéis, distribuição de doces com o Boneco Sacolinha, abertura noturna do comércio e nos finais de semana.

Durante a temporada de 2006 os meses de maio e dezembro foram os melhores como tradicionalmente acontece, em termos de consultas ao SCPC por serem as datas mais fortes com apelo de compra, com o Dia das Mães e Natal, respectivamente. O segundo melhor mês foi agosto, quando acontece a campanha do Dia dos Pais, que teve mais consultas do que o mês de Junho que é o mês dos namorados. Foram 125.467 consultas para agosto, contra 116.821 em junho. “Essa é uma informação diferente, pois normalmente o Dia dos Namorados é mais forte que o Dia dos Pais”, comentou Sérgio Lopes Sobrinho. Fevereiro, como sempre, é o com menor número de consultas, em razão da data variável do carnaval.

Na opinião de Sérgio Lopes Sobrinho os dados do SCPC não refletem diretamente na mensuração do volume de vendas no comércio de Marília. Segundo ele o fato do comerciante ter consultado o SCPC não quer dizer que a compra tenha sido efetivada. No entanto o dirigente admite que, se houve elevação nas consultas é porque mais negócios foram discutidos com mais gente nas lojas. “Usamos esses dados como ferramenta para analisarmos o desempenho do comércio, mas sabemos que existem outras variáveis”, comentou.