Título: Proprietários Rurais participam de trabalho da Acim
 
Giane Faccin quer cadastrar os proprietários rurais de Marília e região para o Exporta São Paulo
 
Os proprietários rurais da cidade de Marília vão iniciar um trabalho desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), em parceria com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), quanto ao cadastramento do potencial de exportação da área rural, junto ao Programa Exporta São Paulo em desenvolvimento juntamente com o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e da São Paulo Chamber Of Commerce, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), será realizado. “Já desenvolvemos um trabalho com o setor industrial e agora estamos iniciando com os proprietários rurais”, disse Giane Faccin, responsável pelo Departamento de Relações Internacionais, criado na Acim.

Uma reunião entre a representante da entidade comercial e o presidente do Sindicato Rural de Marília aconteceu recentemente quando a parceria foi firmada e as duas entidades trabalharão juntas neste sentido. “Para o Sindicato Rural isso será importante, pois vamos aproveitar para atualizar algumas informações sobre os proprietários rurais do município”, disse Yoshimi Shintaku ao ver como positivo o programa Exporta São Paulo. “Desta forma teremos condições de saber como, quem e o que, os proprietários rurais estão trabalhando neste sentido”, falou ao colocar a entidade que preside à disposição da Acim e da Facesp para este trabalho de cadastramento.

Segundo Giane Faccin serão enviados aos proprietários rurais da região, um questionário diferenciado do que vem sendo entregue aos industriais. Com a parceria, qualquer dúvida que possa surgir no preenchimento, o próprio Sindicato Rural irá esclarecer. “Fizemos algumas alterações, de acordo com a sugestão dos dirigentes que são mais especializados quanto ao comportamento dos empresários na área rural”, justificou a profissional da Facesp que atua com as 21 cidades da Região Administrativa da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo.

No documento o ruralista além dos dados pessoais e da propriedade, responderá qual a principal atividade da fazenda, além da secundária. Se possui matas preservadas e se é exportado ou não. Sendo exportador, será preciso responder quando começou e outras informações adicionais que serão utilizadas para auxiliar neste processo. “O objetivo básico do Exporta São Paulo é ajudar aquele que precisa e melhorar ou facilitar, para aquele que já está exportando com sucesso”, comentou Giane Faccin, que vem mantendo contato com os dirigentes do Sindicato Rural de Marília, para utilizar esta atividade como exemplo com outros sindicatos da região. “A área rural é fundamental neste processo de exportação”, acredita a responsável pelo setor de Relações Internacionais da Acim, que pretende manter contato com outros sindicatos rurais.