Título: Acim alerta comerciantes sobre doença fatal
 
Reunião na Acim definiu envolvimento dos comerciantes no combate a Dengue
 
O vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Mauro Celso Rosa, determinou o início de um trabalho específico junto aos comerciantes associados da entidade, no sentido de haver uma conscientização sobre os perigos que a Dengue vem causando na cidade. “Os comerciantes são agentes importantes neste combate a esta doença fatal”, disse o dirigente preocupado com as informações que recebeu do Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Mário César Vieira Marques, e do representante da Secretaria Municipal de Higiene Saúde, Danilo Augusto Bigeschi, que estiveram na sede da Acim discutindo uma forma de envolver os comerciantes no combate contra a Dengue. “O comércio de Marília vai se envolver nesta causa”, prometeu Mauro Celso Rosa, a estimular um trabalho neste sentido.

Um movimento de limpeza nas lojas do centro comercial e nos bairros será promovido em conjunto para que seja possível eliminar a criação da larva do mosquito. “Nosso foco principal será combater o criadouro dos mosquitos”, disse o vice-presidente da Acim ao compreender a estratégia que será utilizada para controlar a doença. “É uma doença de comportamento”, frisou Mário César Vieira Marques ao mostrar dados estatísticos de que se algo não for feito, pessoas irão morrer de Dengue na cidade de Marília. “Mais de 60% dos criadouros das larvas do mosquito são em vasos de plantas e objetos nos lixos domésticos”, afirmou Danilo Augusto Bigeschi ao chamar a atenção para que os agentes de saúde sejam atendidos nas residências e nas lojas da cidade. “Limpeza não é sinônimo de eficiência no combate à Dengue”, disse ao mostrar a preocupação mais profunda dos agentes de saúde.

No período de 19 a 23 de março os lojistas serão convocados para que num sábado, façam uma limpeza nas lojas, para que coloquem o entulho nas calçadas para que os caminhões da Prefeitura possam recolher o material. Além disso, as duas secretarias municipais irão produzir material informativo que será distribuído aos comerciantes como forma de conscientização sobre a possibilidade de pessoas morrerem por causa da Dengue. “Queremos chocar a todos, pois isso não é brincadeira e uma possibilidade que está próxima de acontecer”, afirmou Mauro Celso Rosa.

O vice-presidente da Acim ressaltou que uma vez infectado, um comerciário, por exemplo, ficará de sete a 15 dias de licença médica, além de ameaçar os demais. “Isso pode causar problemas internos nas lojas, além de um custo a mais por parte do lojista”, alertou o dirigente da Acim que irá envolver os integrantes do Conselho de Segurança Comunitário (Conseg), neste combate à Dengue. “Quem não se preocupou com isso, comece a se preocupar, pois, o caso é sério”, falou.