Título: Lojas abrem amanhã até às 22 horas
 
A necessidade de Termos de Compensação é alertada pela Acim
 
As lojas do comércio de Marília estarão abertas amanhã, sexta-feira, dia nove, até às 22 horas, conforme o Calendário de Abertura do Comércio de Marília, aprovado em Assembléia Geral Extraordinária, em novembro do ano passado. Essa é a primeira vez do ano que as lojas marilienses abrem numa sexta-feira no período noturno. Segundo o Superintendente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), José Augusto Gomes, isso se deve em razão da campanha Mão de Vaca, que começou no último dia três e irá até o dia 10, sábado, quando as lojas ficarão abertas até as 17 horas. “Trata-se de uma campanha promocional específica, e diante disso, os comerciantes consideraram importante a abertura das lojas durante a noite”, falou o dirigente.

No mês de março os dois primeiros sábados, dias três e dez, formam o período da Campanha Mão de Vaca, em desenvolvimento em toda a cidade de Marília, envolvendo os principais corredores comerciais marilienses, desde as ruas do centro, como nas regiões norte, sul, leste e oeste, além dos shoppings. “Todas as lojas estão participando da campanha, de forma direta ou indireta”, explicou José Augusto Gomes ao ressaltar o trabalho desenvolvido pela Comissão de Promoção da Acim, que articulou toda a campanha, que pela primeira vez recebe este nome. “No ano passado fizemos o Liquidashow”, lembrou o dirigente ao enfatizar a necessidade da criação de uma campanha atípica para o mês de março.

Com as lojas abrindo no período noturno o Superintendente da Acim alerta os comerciantes associados para que providenciem os Termos de Compensação e os acordos do pagamento por hora extra trabalhada. Segundo ele todas as lojas precisam estar regularizadas com as questões trabalhistas para poderem abrir. “O fato da abertura do comércio ser prolongado, não quer dizer que as lojas não devam se enquadrar legalmente”, enfatizou ao chamar a atenção de todos, neste sentido. “É preciso cumprir a lei em todos os detalhes”, disse.

Para os comerciantes associados da Acim é só passar na sede da entidade (Rua 24 de dezembro 678) e solicitar os termos de compensações, ou então buscar no Site da Associação Comercial (www.acim.org.br) que estão disponíveis. Além disso, aqueles que necessitarem de orientação jurídica, neste sentido, pode consultar um advogado na Acim, a partir de sexta-feira no período da manhã. “O importante é que o comerciante cumpra a Lei e não tenha dor de cabeça no futuro”, ressaltou o dirigente ao colocar-se a disposição para qualquer esclarecimento neste sentido. “A Acim é a entidade indicada para todo tipo de esclarecimento, sobre esta questão, ou outro assunto envolvendo o comerciante”, frisou ao acreditar não haver qualquer tipo de problema na abertura das lojas na sexta-feira à noite. “Foi feita à divulgação com muita antecipação exatamente para que o comerciante tomasse todas as providências necessárias para se proteger e não correr riscos”, avisou.