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Os funcionários da Santa Casa de Marília estão há três anos desenvolvendo um trabalho no sentido de criar dentro do hospital local, procedimentos padronizados para atendimentos diversos. Estes procedimentos normatizarão o atendimento com fornecedores, pacientes, colaboradores e meio ambiente, entre outros, tendo como princípio a ética. "Vamos ter o nosso Código de Ética", anunciou Márcio Mielo, Coordenador de Gestão e Desenvolvimento Institucional do hospital mariliense, que vem trabalhando essas e outras questões com os gerentes, encarregados, parceiros de serviços terceirizados e corpo clínico do hospital. "Definimos estratégicamente, o negócio, a missão, a visão e os valores da Santa Casa", frisou o dirigente que vem debatendo esses temas há tempos, e que constantemente são levados à reflexão entre os envolvidos. Segundo ele o grupo definiu como Negócio da Santa Casa, a promoção da saúde. A Missão é prestar assistência às pessoas de forma a aliviar a dor e diminuir o sofrimento, com dedicação e solidariedade, valorizando a vida. A Visão do hospital mariliense é ser reconhecido como referência regional em alta complexidade. Os Valores a serem seguidos são: ética, humanização, compromisso social e excelência. Para Márcio Mielo todos esses valores estão sendo construídos através da participação de todos os colaboradores e com o apoio da comunidade e direção do hospital. Ele reforça que os aspectos éticos envolvem todos os demais valores da instituição e por isso a necessidade de trabalhar este tema junto à comunidade de colaboradores e parceiros. "É preciso unificar as idéias, para termos ações padronizadas, e condutas éticas", disse. Baseado no estudo através da literatura específica sobre o assunto, as diferenças conceituais entre os gerentes e encarregados foram previamente discutidas e apresentadas. Em seguida foi promovido um encontro para discutir os aspectos conceituais referentes ao tema, através de uma palestra com a Professora e Doutora da Disciplina de Epidemiologia da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Elizabeth Hernandes Correia, o que permitiu uma aproximação maior com o tema e assim iniciar o processo de unificação de pensamentos. "Com os exemplos ilustrativos que ela fez, passamos a ter mais fácil, simples e claro, o que nós queremos, quanto ao comportamento ético dentro do hospital", comentou Márcio Mielo que continuará trabalhando este assunto com o grupo por mais alguns meses. Segundo o Coordenador de Gestão e Desenvolvimento Institucional do hospital mariliense a discussão agora é definir quais os itens vão compor o Código de Ética da Santa Casa para e a partir daí, passar a construção efetiva e coletiva do documento. "A idéia é que todos os nossos colaboradores e parceiros possam ter uma postura e conduta ética com fornecedores, entre os próprios funcionários, pacientes e acompanhantes e um compromisso também com o meio ambiente", exemplificou o dirigente ao acreditar na conclusão final do texto que será o Código de Ética da Santa Casa de Marília, próximo do final do ano. |
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