Título: Santa Casa quer padronizar procedimentos no atendimento
 
Uma das palestras foi realizada com os funcionários do Hospital
 
Os funcionários da Santa Casa de Marília estão há três anos desenvolvendo um trabalho no sentido de criar dentro do hospital local, procedimentos padronizados para atendimentos diversos. Estes procedimentos normatizarão o atendimento com fornecedores, pacientes, colaboradores e meio ambiente, entre outros, tendo como princípio a ética. "Vamos ter o nosso Código de Ética", anunciou Márcio Mielo, Coordenador de Gestão e Desenvolvimento Institucional do hospital mariliense, que vem trabalhando essas e outras questões com os gerentes, encarregados, parceiros de serviços terceirizados e corpo clínico do hospital. "Definimos estratégicamente, o negócio, a missão, a visão e os valores da Santa Casa", frisou o dirigente que vem debatendo esses temas há tempos, e que constantemente são levados à reflexão entre os envolvidos.

Segundo ele o grupo definiu como Negócio da Santa Casa, a promoção da saúde. A Missão é prestar assistência às pessoas de forma a aliviar a dor e diminuir o sofrimento, com dedicação e solidariedade, valorizando a vida. A Visão do hospital mariliense é ser reconhecido como referência regional em alta complexidade. Os Valores a serem seguidos são: ética, humanização, compromisso social e excelência. Para Márcio Mielo todos esses valores estão sendo construídos através da participação de todos os colaboradores e com o apoio da comunidade e direção do hospital. Ele reforça que os aspectos éticos envolvem todos os demais valores da instituição e por isso a necessidade de trabalhar este tema junto à comunidade de colaboradores e parceiros. "É preciso unificar as idéias, para termos ações padronizadas, e condutas éticas", disse.

Baseado no estudo através da literatura específica sobre o assunto, as diferenças conceituais entre os gerentes e encarregados foram previamente discutidas e apresentadas. Em seguida foi promovido um encontro para discutir os aspectos conceituais referentes ao tema, através de uma palestra com a Professora e Doutora da Disciplina de Epidemiologia da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Elizabeth Hernandes Correia, o que permitiu uma aproximação maior com o tema e assim iniciar o processo de unificação de pensamentos. "Com os exemplos ilustrativos que ela fez, passamos a ter mais fácil, simples e claro, o que nós queremos, quanto ao comportamento ético dentro do hospital", comentou Márcio Mielo que continuará trabalhando este assunto com o grupo por mais alguns meses.

Segundo o Coordenador de Gestão e Desenvolvimento Institucional do hospital mariliense a discussão agora é definir quais os itens vão compor o Código de Ética da Santa Casa para e a partir daí, passar a construção efetiva e coletiva do documento. "A idéia é que todos os nossos colaboradores e parceiros possam ter uma postura e conduta ética com fornecedores, entre os próprios funcionários, pacientes e acompanhantes e um compromisso também com o meio ambiente", exemplificou o dirigente ao acreditar na conclusão final do texto que será o Código de Ética da Santa Casa de Marília, próximo do final do ano.