Título: Acim se preocupa com o aumento da inadimplência
 
José Augusto Gomes estuda o comportamento do consumidor para entender o comércio de Marília
 
O superintendente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), José Augusto Gomes, demonstrou preocupação com a inadimplência no comércio de Marília, ao observar dados apresentados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SCPC), que apontou elevação de 21% no número de pessoas incluídas no banco de dados da entidade, no período de primeiro de janeiro a 31 de maio. “Isto quer dizer que pessoas compram, mas não pagam”, afirmou o dirigente ao relacionar o número de inclusões com o acesso ao banco de dados do SCPC, que teve um aumento neste mesmo período de apenas 4,8%. “Consultando menos, os riscos são maiores”, frisou José Augusto Gomes que ainda é da opinião de que o comerciante que se informa sobre o cliente tem menos chances de ter a inadimplência.

Segundo o dirigente da Acim ao consultar os dados do cliente no SCPC é possível saber qual a chance de haver problemas no pagamento das próximas parcelas. “O comerciante deve tomar as decisões baseado em informações”, falou. “Neste caso o SCPC da Acim é a única forma de se tomar decisão mais próxima da realidade”, completou ao lembrar da integralização dos dados com todos os estados brasileiros. “Quando uma pessoa deve na Bahia, por exemplo, ele passa a dever no comércio de Marília”, exemplificou sem contar as situações e monitoramento de cheques roubados, clonados e possíveis golpes que são evitados, graças as informações do SCPC da Acim.

Os dados apresentados são interessantes. Atualmente existem 14.147 devedores no comércio em geral, pois diante da integralização, todos eles estão sem crédito em todo o território nacional. No ano passado, neste mesmo período de janeiro a maio, eram 11.628 devedores nacionalmente. “Isso aumentou porque existem questões sociais, como o desemprego, muita oferta de crédito fácil e falta de planejamento financeiro familiar”, justificou José Augusto Gomes que vem estudando o comportamento do consumidor de forma didática. “Se o comerciante não tiver critérios para abrir o crediário, sempre ficará em desvantagem”, ensinou.

Nos 12 dias de junho, quando ocorreram as vendas do Dia dos Namorados, 719 pessoas se tornaram inadimplentes no comércio em geral. No ano passado, no mesmo período, foram 622 devedores. “O número de consultas se mantém estável, o que não deveria ocorrer, pois se houvesse aumento no número de consultas, haveria queda no número de inadimplentes”, acredita José Augusto Gomes, ao lembrar que as vendas à vista e através do cartão de crédito não passam pelo sistema de consultas do SCPC. “Hoje a oferta de cartão de crédito é grande e a inadimplência passa a ser das operadoras e não dos comerciantes”, disse ao destacar que o custo operacional para as vendas por cartão é elevado e em certos casos inviabilizam o investimento. “É preciso que o comerciante tenha planejamento estratégico, para não ter prejuízo na ânsia de não ter inadimplência”, falou.