Título: Grupo Amor-Exigente
 
Toda segunda feira temos conosco, novos participantes no grupo maior, e é o que engrandece nosso movimento: os que vem pela primeira, e os que permanecem por longa data. Às vezes a permanência é pequena, por várias razões que nós coordenadores sabemos e compreendemos.
Apesar da proposta ser simples, ela exige dos participantes um grande esforço de persistência, mudança de comportamento e paciência para obter o resultado esperado naquilo que vieram buscar.

Os 12 princípios básicos que regem a proposta do AE, não são difíceis de serem entendidos, mas se tornam difíceis de serem vivenciados por alguns que naquele momento, estão atravessando dificuldades na família ou com eles mesmo, pois é um momento em que o sentimento de culpa se aflora. “Culpa de não ter educado adequadamente os filhos, casamento está uma droga, minha família está desestruturada por minha causa ou por causa dos outros que não me entendem”. Ficam ainda divididos e perdidos, quando chegam ao grupo e ouvem dos coordenadores que devem mudar o seu comportamento para que o seu desafio mude o dele. Então como é isso? Vim buscar solução e me dizem que sou eu que tenho que resolver, mudando a minha maneira de agir.

Acham que ali não é o seu lugar, e desistem logo na primeira ou segunda vez que vem ao grupo.

Nós coordenadores mais experientes e vivenciadores desses maravilhosos princípios, aconselhamos que permaneçam, por pelo o menos 6 semanas, para achar que ali não é seu lugar. Durante esse período você estará assimilando a proposta e começando a ter pequenas mudanças, melhorando a sua auto estima, resgatando seus papeis de pais, de esposas (o).

No mês passado vimos e ouvimos o PAPA dizer que precisamos resgatar os antigos valores da família, o AE também diz isso desde que chegou ao Brasil.

Valores que ficaram para traz como: verdade, honestidade, transparência, honra, respeito consigo mesmo e com os outros, com sua saúde, com os filhos, enfim com tudo que nos torna seres humanos e filhos de uma “Divindade Maior” que nos criou para sermos arquitetos de sua obra aqui na terra.

Por isso acreditamos no AE e nos seus 12 princípios, que é o caminho certo para seguirmos.
Como você pode conseguir?
- Com esforço, e acreditar que vai conseguir.
- Começar como bebê, engatinhando para depois andar.
- Engatinhar significa estudar a proposta, decidir e executar.
- Deixar para traz todas as culpas e manias que traz com você por anos a fio.
- Aprender no grupo, com aqueles que têm mais vivencia de AE e com quem já passou pelas experiências, e refletindo se aquilo não serve também para você.
- Não dizer Äh! Isso eu já fiz e não deu certo. Será que na ocasião você estava mesmo sabendo ver aquela situação da maneira que vê hoje?
- Quando a vezes o grupo ou o coordenador mostra um caminho, com certeza eles já viram que pode ajuda-lo no seu desafio.
- Não se aborreça e não desista. Todos querem o melhor para você e sua família.
- Não esqueça da sua meta semanal. Comece com uma pequena e objetiva, para que possa executa-la durante a semana. Ela estará lhe dando a força que precisa para agir mais acertadamente na resolução do seu problema.
- Jamais pense ou diga: Ële não muda... não adianta.... Eu desisto.
Podemos ser felizes apesar de: não encontrarmos solução para todos nossos problemas.

AMOR-EXIGENTE DÁ CERTO.

Maria de Lourdes Garcia Ruiz – Coordenadora de AE
Colaboração: Lucila Costa. Coordenadora Regional de Amor-Exigente