Título: Unimed comemora a data e participação no mercado
 

Dia sete de julho comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo. O momento é considerado importante para ser destacado na comunidade em geral, em razão de que o cooperativismo está presente no Brasil desde 1932, com grandes avanços nas décadas de 60 e 70, quando associações agrícolas de trigo e soja alcançaram seu ponto máximo em função das altas cotações no mercado internacional e das facilidades de crédito. “O modelo médico vai completar 40 anos de atividade no Brasil”, ressaltou o presidente da Unimed de Marília, o médico Francisco Quirici Neto ao destacar que o Sistema Unimed está fortalecido nos dias de hoje, sendo líder no mercado com base nos ideais do cooperativismo.

Segundo o dirigente mariliense a Unimed figura há 13 anos consecutivos entre as marcas mais lembradas em planos de saúde, de acordo com pesquisa nacional Top of Mind do Instituto Datafolha, e ser eleita pelos brasileiros como a mais confiável do setor, segundo o levantamento Marcas de Confiança conduzido pela Revista Seleções/Instituto Marplan no Brasil. “Para o Sistema Unimed, estes importantes reconhecimentos reafirmam a posição de maior experiência cooperativista na área da saúde em todo o mundo”, afirmou o dirigente ao observar os números que apontam a liderança no mercado nacional de saúde suplementar, por meio de 14,5 milhões de clientes e 376 cooperativas com abrangência em 74,9% do território nacional. “São detalhes consideráveis e temos orgulho disso”, completou o presidente da Unimed de Marília, ao comentar sobre o Dia do Cooperativismo.

O SURGIMENTO – Em 1967, na cidade de Santos (SP), surgiu a primeira cooperativa de trabalho na área de medicina do país, com a União dos Médicos, que foi destacada na marca Unimed. A criação da cooperativa foi uma reação da categoria a mercantilização da medicina e a proletarização do médico, que naquela época encontrava dificuldade em exercer com liberdade e dignidade a profissão liberal e que, já sofria a intromissão do Estado na atividade, principalmente. “Hoje o nosso modelo de cooperativa passou por mudanças profundas”, lembrou o presidente mariliense. “Atualmente somos uma cooperativa com gestão democrática pelos membros, tendo participação econômica dos cooperados, com autonomia e independência, preocupados com a educação, a formação e a informação dos nossos cooperados”, falou.

EM MARÍLIA – A Unimed de Marília Cooperativa de Trabalho Médico foi fundada no dia 30 de agosto de 1991, com 102 cooperados, três colaboradores e 1,6 mil usuários, naquela época. Atualmente são mais de 400 cooperados, com um número superior a 100 colaboradores e superando a marca de 70 mil usuários. “E continuamos crescendo”, afirmou o presidente Francisco Quirici Neto.