Título: Mudança de Comportamento
 
Pode parecer que o Amor-Exigente exige demais dos pais e dos filhos, mas sabemos e acreditamos que esse é o melhor caminho para um estilo de vida que possa superar as adversidades do dia a dia.

Amor-Exigente mostra como corrigir o que não está bem no lar e na família, através da mudança de comportamento de cada um dos seus membros. Para que haja essa mudança é necessário que você mude primeiro, para que os outros possam mudar também. Não é complicado, comece com metas semanais, “esta semana não gritarei com as crianças”, assim durante a semana você estará disciplinando-se a não gritar e as crianças também se sentirão mais calmas e mais obedientes. Em vez de pedir gritando “não agüento mais essa bagunça, vão já para a cama”, diga calmamente “queridos, vamos desligar a tv, dar uma arrumada nessa bagunça, e depois do meu beijo vão direto para a cama, assim amanhã, acordarão mais tranqüilos . Alem de melhorar o relacionamento de pais e filhos estaremos também praticando a cooperação na família. Na outra semana coloque outra meta “ elogie o seu filho” por ter feito algo bom espontaneamente.

Os casais se falam muitas vezes agressivamente, esquecendo que o casamento é um pacto de amor recíproco que deve ser preservado através do diálogo, para manter a união e a tranqüilidade na família. Porque soltar cobras e lagartos de nossas bocas, se podemos soltar flores e perfumes. Porque não pedir desculpas quando somos mal educados com alguém.

Um dia desses corrigi meu filho numa situação um pouco grosseira de educar seu filho e ele disse, mas a senhora fez isso também. Então lhe expliquei, que naquela ocasião eu não sabia o que sei agora, e não queria que ele cometesse o mesmo erro que eu havia cometido.
Lembre-se se você grita com uma criança ela grita também com o irmão e com você. Regras e limites colocados naturalmente, sem imposição, farão dos nossos filhos e netos pessoas integras e tranqüilas.
Se você grita com seus filhos: Pare de gritar

Se você fala muito, seja mais comedida ao falar, dê espaço para o outro falar também.

Aprenda a ouvir e será ouvida.,

Se você não age ou não reage, passe a ter ação e reação.

Se formos bons podemos ser melhores para nós e os nossos.

Se você mudar conquistará uma nova qualidade de vida.

Para avaliar e saber o que mudar, o que melhorar, o que fazer, e o deixar de fazer, peça aos seus para fazerem uma lista do que não gostam em você,

“O comportamento vale mais do que mil palavras”.

Colaboração Lucila Costa – Coordenadora Regional de Amor Exigente.