Título: Reunião atrai dirigentes de associações comerciais da região
 
Reunião em Bastos estimulou o aumento da prestação de serviço das associações comerciais
 
O vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Sérgio Lopes Sobrinho, reuniu na sede da Associação Comercial e Industrial de Bastos, representantes de associações comerciais das cidades de Gália, Tupã, Bastos, Garça, Parapuã, Rinópolis e Pompéia, quando teve a oportunidade de apresentar aos dirigentes da região, detalhes sobre o Congresso da Facesp, os novos serviços disponibilizados pela federação, bem como a respeito da visita do ex-presidente da Facesp, Guilherme Afif Domingos, como secretário estadual das relações o trabalho, em algumas cidades do centro-oeste paulista.

O encontro na cidade de Bastos é o primeiro de uma série que será realizado no interior paulista, pois a mesma pauta de reunião será repetida nas cidades de Quatá e Ourinhos, que serão realizadas futuramente. “Como sede administrativa da Facesp, tenho a obrigação de repassar aos dirigentes, o potencial da nossa federação, bem como alternativas de sustentabilidade das entidades”, justificou Sérgio Lopes Sobrinho que aproveita esses encontros para mostrar aos presidentes sugestões de viabilidade de trabalho lucrativo. “Temos que ver as entidades como empresas”, defende o dirigente que mostra opções de gestão das associações.

Na opinião do vice-presidente da Facesp são muitas as associações comerciais do interior que estão com dificuldades financeiras e de representatividade. “É preciso transformar a associação em prestadora de serviço”, falou Sérgio Lopes Sobrinho que é da opinião de que uma associação não consegue sobreviver apenas das mensalidades. “Isso já não funciona mais”, afirmou. Para ele é preciso fazer com que o associado utilize serviços da associação e faça o pagamento proporcional a esta utilização. “Muita gente confunde isso”, comentou. “Tem gente que diz gastar 100, 200 ou 500 reais com associação comercial, o que não é verdade”, afirmou. “O valor da mensalidade é irrisório e é apenas representativo”, frisou o dirigente ao explicar: “O que o associado paga é, e é variável de sócio para sócio, é o serviço que ele utilizou”, argumentou ao ter como comprovar.

Serviços como o Cartão de Compras Acredito, ou de Alimentação, são exemplos neste sentido. O atendimento de inclusão ao mercado de trabalho de estagiário com o Proe, e até mesmo o acesso ao banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito, são alguns dos serviços disponibilizados pela Facesp. “Sem contar com o trabalho de exportação, aluguel de auditórios, Programa Empreender, e outras alternativas que podem se transformar em renda para uma associação comercial”, comentou Sérgio Lopes Sobrinho que defende um trabalho mais próximo aos presidentes de associações comerciais do interior por parte da Facesp. “A federação auxilia neste trabalho”, anunciou ao visitar os dirigentes da região de Marília.