Título: Aumento no consumo de café estimula produção
 
Yoshimi Shintaku destaca a produção de café
 
O presidente do Sindicato Rural de Marília, Yoshimi Shintaku, avaliou a recente pesquisa da National Coffee Association, que aponta uma elevação no consumo de café nos Estados Unidos, o que irá estimular uma maior produção do grão em todo o Mundo, inclusive, no Brasil. Segundo esta pesquisa o consumo de café nos Estados Unidos tem crescido nos últimos anos graças ao sucesso do segmento de cafés especiais, em que 77% da população adulta americana (acima de 18 anos) consomem café diariamente ou pelo menos uma vez por semana. “Essa é uma mudança de comportamento favorável ao mercado internacional”, disse o presidente ruralista de Marília.

Ao comparar com os dados anteriores, houve um acréscimo de 1,8 milhão de consumidores diários da bebida e de 10,2 milhões no número de consumidores que bebem café semanalmente. “Os cafés especiais comandaram esse desempenho”, disse Yoshimi Shintaku ao observar que nos últimos cinco anos o número de consumidores diários deste segmento pulo de sete milhões para 27 milhões.

O mais interessante do sucesso dos cafés especiais é o fato de que começa a melhorar a imagem do café entre os consumidores jovens. Isso porque foi justamente entre os jovens que o consumo de café apresentou maior retração nas últimas décadas. Em 1962, 81% da população de 20 a 29 anos nos EUA consumiam café, enquanto em 1990 essa participação caiu para apenas 31,2%. “O aumento dos investimentos em marketing tem conseguido atrair a geração mais jovem para este mercado”, acredita Yoshimi Shintaku ao chamar atenção no crescimento de lojas de conveniência ou coffee shops.

Para o presidente do Sindicato Rural de Marília o momento é oportuno ao produtor rural para que invista na propriedade e neste segmento, sempre buscando tecnologia e principalmente qualidade no produto. “Esses dois detalhes fazem a diferença”, falou ao comentar que em razão da concorrência internacional e até nacional, o produtor que não estiver devidamente preparado não deve arriscar. “É um mercado crescente, mas quem está nele não pode vacilar em todos os sentidos”, disse ao lembrar que somente nos Estados Unidos o café especial totalizou negócios entorno de dez bilhões de dólares em vendas no varejo somente em 2001.