Título: Reunião define elaboração de manual
 
Novo encontro com colaboradores definiu o Manual de Procedimentos sobre Qualidade Total
 
Reunião com parte dos colaboradores da Unimed de Marília definiu formato do Manual de Procedimentos de Qualidade Total, que servirá de base para o trabalho iniciado entre os diversos departamentos envolvidos no processo de Certificação Iso 9001:2000, que a Cooperativa de Trabalhos Médicos de Marília já iniciou há dois meses. Segundo o assessor de qualidade, o engenheiro Queiroz Benega, este manual será utilizado por todos os envolvidos, pois as regras de condução já foram definidas. “O manual será utilizado sempre que houver dúvidas nos procedimentos, pois ali estão todas as coordenadas para que os colaboradores sigam passo-a-passo como devem ser os procedimentos”, falou o especialista que estudou todo o processo de trabalho da Unimed de Marília, discutindo detalhes com funcionários, coordenadores de departamentos e com a diretoria.

No Manual de Qualidade criado pela Unimed de Marília inicialmente foram definidos todos os procedimentos dos serviços prestados pela cooperativa, bem como a definição dos departamentos envolvidos e seus respectivos processos de trabalho. “É muito importante que as pessoas inseridas neste processo de certificação saibam onde estão dentro do organograma e principalmente compreendam o fluxograma dos processos existentes”, falou o engenheiro que pessoalmente entrevistou colaboradores e criou o texto final em parceria com outras pessoas que estão como responsáveis pela condução da certificação. “Quem desenvolve todo o processo é o próprio colaborador”, avisou. “Eu apenas oriento”, comentou.

Apesar de ser bem específico e detalhado, o Manual de Procedimentos da Qualidade Total foi apresentado e explicado item por item, e sempre que houvesse a necessidade de incluir ou excluir qualquer atividade era feito de imediato. “O encontro teve como objetivo exatamente a formatação final do manual”, falou o assessor de qualidade, o engenheiro Queiroz Benega. “Todos sabiam sobre o setor em que trabalham, mas não tinham conhecimento sobre a forma geral como ficou o documento”, completou ao considerar positiva a participação e o envolvimento dos colaboradores responsáveis pela certificação.

Neste trabalho de certificação a busca é pela excelência nos produtos desenvolvidos pela Unimed de Marília, que pretende criar um trabalho contínuo neste sentido, principalmente depois do início desta primeira etapa que envolve muito planejamento para depois iniciar o processo de execução. A previsão é de que num prazo de seis meses os primeiros resultados devam surgir. O objetivo da diretoria da Unimed de Marília é agregar valor na satisfação dos clientes internos e externos da cooperativa médica com vantagens de: agilidade nos processos organizacionais; melhoria na competitividade nas organizações e redução de desperdícios. A Unimed de Marília já tem certificação pela Abrinq – Empresa Amiga da Criança e o Selo de Responsabilidade Social pela Unimed do Brasil.