Título: Santa Casa capacita enfermeiras
 
Encontro realizado na Santa Casa de Marília capacita enfermeiras para campanha contra o câncer de mama
 
Enfermeiras e médicos da Santa Casa de Marília participam regularmente das atividades promovidas pelo Instituto Avon, dentro do programa nacional denominado: Um beijo pela vida, quando o câncer de mama é o foco principal, e as atividades visam orientar e capacitar profissionais sobre a prevenção e detecção precoce da doença. Desde o mês de abril uma série de atividades está sendo realizada na cidade entre cursos, palestras, exames, panfletagem e demais ações coordenadas pelo mastologista Carlos Giandon, que vem visitando Unidades Básicas de Saúde e órgãos da Secretaria Municipal da Saúde, organizando encontro com profissionais para o treinamento e capacitação deles na detecção precoce do câncer de mama.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre 2006 e 2007, 50 mil novos casos desse tipo de câncer deverão ser diagnosticados no Brasil. Uma vez identificado no início, as chances de cura do câncer de mama são de 98%. Mamografias devem ser feitas regularmente reduzindo em 30% a maioria dos casos de mortalidade. Com o objetivo de diminuir esse índice, é que a campanha vem sendo realizada em toda a cidade de Marília, inclusive na Santa Casa que é um dos parceiros nas ações marilienses. Foram investidos neste projeto local, aproximadamente R$ 200 mil para custear gastos com o programa de detecção precoce do câncer de mama. Durante 18 meses a meta é para atender aproximadamente 15 mil mulheres até dezembro de 2008.

Reforçando o projeto do Instituto Avon, a Santa Casa de Marília treinou oito enfermeiras de setores diferentes na ação preventiva de câncer de mama. Segundo Márcio Mielo, coordenador de gestão e desenvolvimento institucional do hospital mariliense, o objetivo é fazer com que as funcionárias da instituição de saúde passem pelos exames preventivos. “Mais de 50% dos nossos funcionários são do sexo feminino”, disse o dirigente ao estimar um número próximo de 400, dos 650 funcionários existentes. “Esta será a primeira campanha interna de detecção do câncer de mama”, disse Márcio Mielo que considera importante este tipo de trabalho específico e preventivo.