Título: Um minuto para mim
 

A indicação de um minuto no mostrador de um moderno relógio digital, destina-se a lembrar a todos nós a reservar um minuto a fim de parar, pensar e verificar como podemos cuidar de nós mesmos – tão bem e com tanta freqüência – como cuidamos dos demais.

Antes de poder cuidar bem de alguma coisa ou de alguém, tenho em primeiro lugar, de cuidar de mim mesmo, quem eu sou. Todos nós somos únicos e especiais, como aliás todos os seres humanos. E é desse “eu” que precisamos cuidar, porque quando assim o fazemos nos tornamos mais saudáveis mais felizes e mais capazes de ajudar os demais.

Uma vez tomada a decisão de fazer alguma coisa todos os dias para cuidar de mim, descubro que há grande variedade de maneiras de assim agir. Simplesmente tento me lembrar da fazer alguma coisa por mim com tanta freqüência e tão bem quanto faço pelos demais. O que quer que eu faça por mim mesmo, me dá a certeza de que estou bem cuidado. O que faço para cuidar de mim mesmo talvez varie de uma semana para outra. Mas de modo geral, começa da mesma maneira. E é isso que me faz feliz.

Passamos muito tempo da nossa vida sem nos preocupar com o “eu”, o “nós” e dos “demais”. Quando nos desapontamos conosco, em geral é porque não conseguimos o que exigimos de nós.

Quando acreditamos que não dispomos de tempo suficiente para nós mesmos durante o dia, devemos reservar um minuto de folga. Durante esse minuto faça alguma coisa para você. Sorria, ouça uma música, cante, relaxe, divirta-se com suas loucuras, suas imperfeições, mude a sua rotina, saia para um passeio, faça alguma coisa qualquer que faça sentir que está cuidando de você. A mudança faz com que se sinta mais aventureiro e mais vivo. Está se tratando da maneira como gostaria que os demais o tratassem. Aprenderá a apreciar o que acontece, em vez de compara-lo com o que acha que devia ter acontecido. Pois nosso sofrimento pessoal se origina da diferença entre o que está acontecendo o que achamos que devia estar, e apreciar o que já é bom.

Nunca, mas nunca, podemos obter o suficiente daquilo que não necessitamos.. “Preciso realmente do que estou querendo conseguir?”. Quase sempre deixamos de querer obtê-lo.

Quanto mais simples a nossa vida, mais tranqüila ela se torna. Descomplique sua vida, diminua seu stress. Esses minutos serão tão importantes para a sua felicidade, que se transformarão em horas.

Fonte: Livro: Um minuto para mim.

Colaboração: Lucila Costa.Coordenadora Regional de Amor-Exigente