Título: Acim analisa pesquisa sobre o consumidor
 
Vendas no comércio crescem com a entrada do 13º salário
 
Os comerciantes da cidade de Marília já estão preparados para as vendas de final do ano, que começam neste período de novembro, quando a maioria das empresas inicia o pagamento da primeira parcela do 13º salário. Segundo o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), José Augusto Gomes, com a entrada do 13º salário na conta dos consumidores, cerca de R$ 64 bilhões serão injetados na economia brasileira em dezembro, o que equivalente a 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). “A maior parte desses recursos será usada para quitar dívidas”, acredita o dirigente da Acim. “Outra parcela substancial será gasta na compra de presentes para alegria dos lojistas”, disse animado.

Segundo pesquisa feita pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), realizada com 514 trabalhadores formais de todas as classes sociais da capital paulista entre os dias 10 e 23 de outubro, os números são positivos, segundo o superintendente da Acim. O resultado do levantamento mostra que o comportamento do consumidor não mudou muito nos últimos anos. “Daí a possibilidade do comerciante se preparar adequadamente”, sugeriu José Augusto Gomes, ao analisar a pesquisa e verificar o mesmo comportamento do consumidor de anos anteriores.

Ao estudar a pesquisa realizada, José Augusto Gomes reparou que nada menos que 58% das pessoas pretendem gastar o 13º para saldar débitos. Apesar de significativo, esse percentual é 7,94% menor que o detectado no ano passado, quando bateu em 63%. “A regularização de dívida não deixa de ser benéfico para o comércio, pois, o consumidor passa a ter crédito no período mais importante do ano para o comércio”, opinou o superintendente da Acim. Segundo o dirigente o número de pessoas que pretendem usar o 13º salário para comprar presentes no Natal passou de 15% em 2006 para 20% neste ano, crescimento de 33,33%. E grande parte vai gastar um valor maior.

Sobre a preferência do consumidor, a pesquisa apresenta: brinquedos (81%), bens diversos (79%), roupas (78%) e produtos eletroeletrônicos ou eletroportáteis (76%). Os artigos de informática serão muito procurados. Eles foram apontados por 44% dos entrevistados, aumento de 4,76% em relação ao mesmo período do ano passado. “São produtos que o consumidor encontra no comércio de Marília”, falou o representante da Acim ao afirmar que a cidade é pólo regional de consumo.