Título: Pesquisa mostra intenção de compra no começo do ano
 
José Augusto Gomes analisa pesquisa que mostra tendência do comportamento do consumidor em 2008
 
O superintendente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), José Augusto Gomes, analisou recente Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo para bens duráveis do Programa de Administração de Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (Fia) da Universidade de São Paulo (Usp). O trabalho prevê que nos três primeiros meses de 2008, o consumidor está mais inclinado a comprar artigos de cine e foto, de acordo com 12,4% dos entrevistados, em São Paulo na semana passada, quando citaram esses itens como produtos de interesse para aquisição imediata. “Essa é uma tendência que devemos levar em consideração no comércio em geral”, disse o dirigente mariliense.

Foram ouvidas 500 pessoas com renda mensal média de R$ 1,7 mil. Em seguida, aparecem material de construção, com 7,8%, e informática, com 7,6%. Na pesquisa realizada esses produtos desbancaram a categoria de telefonia e celulares, com 7% de intenção, eletroeletrônicos (6,8%) e linha branca (6,4%), as vedetes no último trimestre e no Natal do ano passado. “Pelo que se percebe a intenção de compra depende de uma série de variáveis”, disse José Augusto Gomes. “Mas hoje podemos afirmar que o varejo está mais moderno e o consumidor, com renda familiar de até R$ 1,7 mil, mais consciente e sabendo lidar melhor com o crédito”, opinou o dirigente ao analisar comentários de especialistas no assunto.

NOVA ERA – De acordo com a tendência de comportamento do consumidor, segundo o superintendente da Acim, o consumidor está mais otimista, no momento, para ir às compras. O dirigente acredita que as razões podem ser os prazos mais longos de crediário, e a redução de taxas de juros no varejo em 2007, que caíram nove pontos percentuais na ponta. Para os técnicos a intenção de compra é medida pelas respostas de quem não vai adquirir nenhum bem durável no trimestre. Na pesquisa, esse índice ficou em 43,4%, o que significa que 56,6% pretendem ir às compras. A negativa de consumo tinha 54,8% no primeiro trimestre de 2007.

Na pesquisa atual, por categoria, cine e foto foi a que apresentou maior variação na intenção de compra, com crescimento de 169,57%. O item: eletroeletrônicos teve crescimento de 54,5%, e material de construção, 30%. O destaque negativo ficou com a linha branca, que caiu 25,5% nos planos de consumo em relação ao apurado entre janeiro e março do ano passado. No primeiro trimestre de 2007, o segmento respondeu por 6,4% das intenções de compra. No último trimestre do ano passado, planos de comprar artigos de linha branca eram compartilhados por 10,2% dos consumidores e, entre janeiro e março de 2007, por 8,6%.