Título: Raízes Culturais
 

O Amor-Exigente é regido por seus 12 princípios, aplicáveis em qualquer lugar, sociedade ou cultura. Ë seu primeiro princípio – Raízes Culturais – que permite a flexibilidade suficiente e necessária à universalização da vivência de toda sua proposta.

A maioria dos valores dos seres humanos é universal e portanto imutável. Os demais valores sofrem influências de fatores como tempo, espaço geográfico, meio social e religioso, sendo por isso mais flexíveis. Ë essa duplicidade que faz os seres humanos tão semelhantes e tão diferentes.

O progresso da humanidade acontece heterogeneamente. Ë mais acelerado nas sociedades tendentes à abertura onde o intercâmbio favorece o florescimento demográfico e o enriquecimento cultural; sociedade mais fechadas por isolamento geográfico ou cultural tendem muitas vezes à estagnação.

Então, nosso olhar sobre a humanidade como alvo receptivo dos princípios do Amor-Exigente obriga um duplo enfoque: para universalidade e para a individualidade dos valores culturais. E isso nos leva a uma avaliação, sobre o progresso que passa pelo crivo ético, pela análise dos benefícios e perigos da polaridade, globalização e isolamento, pelo questionamento da cega importação de valores culturais exógenos ou pela sua missão a valores impostos por dominadores sobre dominados.

Essa reflexão mais ampla serve de base para nossos questionamentos familiares, quando valores que sabemos imutáveis são alvo de apreciações baseadas em valores alheios à nossa base cultural.
Valores novos introduzidos descartando valores antigos imutáveis, comprometem o substrato da nossa sociedade e nos fantasiam de uma modernidade com “pés de barro” .

Autora: Maria Izabel Paulo Vique. Colaboração: Lucila Costa, Coordenadora Regional de Amor-Exigente do Centro Oeste Paulista.