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A Unimed de Marília se prepara para os dias 10, 11 e 12 de março para auditoria de certificação do ISO 9001:2000. “Vamos apresentar todo o trabalho que estamos realizando desde junho do ano passado” disse o consultor Queiroz Benega, que vem orientando as atividades em direção da certificação ISO 9001:2000, e a Unimed de Marília pretende conquistar ainda neste semestre. “Se o nosso sistema estiver adequado e em conformidade com as normas, o auditor recomendará a certificação”, explicou o consultor ao acrescentar que a documentação demorará 30 dias para chegar após a aprovação por parte da BVQi (Bureau Véritas), empresa de auditoria para certificação. O trabalho visando a certificação foi feito em nove meses, tempo considerado curto em comparação ao que geralmente é utilizado (12 a 14 meses) para um trabalho deste porte. “É um tempo bastante estreito, mas que foi aproveitado com qualidade” comentou o consultor Queiroz Benega, que montou uma equipe de trabalho e realizou uma série de encontros com orientações departamentalizadas e de exercícios de monitoramento. “Foi um desafio que a diretoria da Unimed de Marília colocou como prioridade e que deu certo por causa do envolvimento de todos”, falou. Para desenvolver todo o trabalho dentro de nove meses foi preciso mapear todas as atividades profissionais da Unimed de Marília, escriturar e depois analisar todos os detalhes. “Hoje existe um manual para todos os procedimentos dos serviços oferecidos e suas interligações”, comentou o consultor. “O mais complicado foi elaborar, por escrito, todo o comportamento profissional dos procedimentos existentes dentro da instituição”, recordou. “Mas é agora que começa o verdadeiro trabalho de certificação, após a conquista da aprovação”, anunciou com experiência de muitos anos na área. Segundo Queiroz Benega com as novas responsabilidades advindas do Sistema de Gestão da Qualidade, os procedimentos e atitudes complementares ao que já existe de operacional na Unimed de Marília, após a certificação, o trabalho será a de colocar em prática e de alimentar os indicadores de desempenho. “Depois será preciso analisar criticamente cada processo, tomar ações necessárias tanto para corrigir quanto para prevenir problemas potenciais nos processos operacionais e organizacionais”. O consultor ainda elogiou a performance dos funcionários da Unimed de Marília que seguiram todos os processos elaborados para a conquista da certificação. Para Queiroz Benega aqueles que administram o Sistema de Gestão da Qualidade, sendo coordenadores de qualidade, representante da direção, gestor da qualidade e principalmente a alta direção da Unimed de Marília, passam a ter a responsabilidade de manter as atividades de implantação, controle e melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade. “O desafio, após a certificação será o de garantir que os funcionários absorvam e agreguem os processos e procedimentos da qualidade nas rotinas de trabalho”, disse. “Tenho certeza de que isto é possível e será feito na Unimed de Marília”, concluiu. |
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