Título: OAB faz pesquisa de satisfação com associado
 
Osmarino Marcone, consultor sobre a certificação da ISO 9001:2000, visita a unidade da OAB de Marília
 
Os advogados que fazem parte da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subsecção de Marília, que freqüentam a Casa do Advogado de Marília, ou as salas dos advogados nos Fóruns Estadual, Federal e Trabalhista, tiveram a oportunidade de participar de uma Pesquisa de Satisfação, desenvolvida pela entidade, dentro do processo de certificação da ISO 9001:2000. O consultor da Qualitividade, empresa de consultoria para certificação, Osmarino Marcone, esteve por uma semana visitando as unidades da OAB da região, quando esteve em Marília desenvolvendo esta pesquisa. “O objetivo deste trabalho está dentro da busca pelo aperfeiçoamento dos nossos serviços”, disse o presidente da OAB de Marília, o advogado Carlos Mattos. “Queremos proporcionar o melhor atendimento, com a máxima eficiência possível”, acrescentou.

Além das perguntas específicas, o questionário continha 11 perguntas, mais um espaço para sugestões livres e a identificação do profissional do Direito era opcional. “Considerei o questionário, simples, objetivo e rápido de ser respondido, o que naturalmente terá um resultado interessante dentro do processo de certificação”, avaliou o dirigente mariliense que procurou fazer com que todos os advogados interessados, participassem da pesquisa que era depositada nas urnas espalhadas nos locais estratégicos. “Acredito que seja importante a participação da maioria para que possamos melhorar a nossa prestação de serviço”, opinou.

Das perguntas existentes no questionário estão colocações como: os locais de atendimento ao associado e referente à seccional da OAB/SP. “As pessoas tinham apenas que definir se os serviços são: excelente, bom, satisfatório, regular e ruim”, acrescentou Carlos Mattos. Foram seis perguntas sobre o atendimento como: instalações do local; espera por atendimento; atendimento pessoal; equipamentos disponíveis; atuações das comissões, e dos cursos promovidos pela subsecção. Sobre a seccional o profissional do Direito teve que decidir sobre: prazos desenvolvidos pela OAB local; disponibilidade das intimações on line; site da OAB; Jornal da OAB, e a atuação das comissões da seccional.

No espaço reservado para que o advogado associado se manifestasse, havia local para que fossem colocadas observações e sugestões sobre serviços que tenham utilizado na OAB/SP. “Foi uma excelente oportunidade para que os associados ajudassem no crescimento da seccional paulista e da subseção de Marília”, acrescentou o presidente da OAB local que espera a realização constante de pesquisas neste sentido, para que periodicamente os planos da diretoria sejam avaliados e que haja tempo para mudanças, se necessário. “Nossa diretoria está aberta a toda e qualquer sugestão para melhorar o serviço da instituição que pertence ao associado”, frisou Carlos Mattos.