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Dirigentes da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) e do Escritório Regional do Serviço Nacional de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), apresentam na manhã de quarta-feira, dia 23, na sede da entidade associativa, um programa que será desenvolvido em conjunto com grupos empresariais de diversas regiões da cidade de Marília. Denominado Programa Impacto, o trabalho visa sensibilizar empresários, definir áreas de atuação, promover diagnóstico, identificar ações necessárias, atrair parceiros e elaborar um cronograma físico-financeiro. “Será uma atividade a médio e a longo prazos”, anunciou Sérgio Lopes Sobrinho, presidente da Acim. “Vamos desenvolver uma atividade que impulsionará o potencial das empresas”, prometeu Fabio Ravazi Gerlach, gerente do SEBRAE em Marília. O objetivo do programa é atrair empresários do segmento de comércio varejista de todas as regiões da cidade de Marília. A idéia dos dirigentes da Acim e do SEBRAE é aumentar a competitividade das empresas do comércio local, através de ações nas áreas de gestão, tecnologia e mercado, visando o desenvolvimento econômico do município, contribuindo para aumentar a sobrevivência e sustentabilidade das micro e pequenas empresas. “Vamos utilizar a força de união entre os comerciantes por parte da Acim, com as ferramentas de conhecimento disponíveis no SEBRAE”, falou o vice-presidente da Acim, o comerciante Mauro Celso Rosa, que considera este programa como vital para alguns empresários. “Os pequenos e micro empresários necessitam de conhecimento e assessoria”, disse o dirigente. A intenção deste trabalho em conjunto tem como estratégia aumentar a capacidade de gestão empresarial, ações de sobrevivência e sustentabilidade das empresas envolvidas, bem como o fortalecimento de movimentos associativistas. “Está mais do que comprovado de que o empresário só será forte se ele estiver unido”, ressaltou o segundo vice-presidente da Acim, o empresário Romildo Raineri Júnior. “Com ações de propósitos coletivos é mais fácil a busca por soluções em comum”, disse o dirigente que é defensor de trabalhos desta natureza. “O Programa Empreender é um exemplo disto”, recordou o comerciante Ailton Bezerra da Silva, terceiro vice-presidente da Acim, ao lembrar de outro trabalho desenvolvido na cidade numa união entre as forças da Acim e do SEBRAE. Segundo dados do SEBRAE Nacional os ramos do comércio varejista nas áreas de vestuário, materiais de construção e mercearias, são as empresas de maior número como micro-empresa. No entanto, as áreas de materiais de informática, escritórios, de construção e bebidas é o segmento com maior taxa de expansão de micro-empresas. “Queremos envolver os lojistas, prestadores de serviços e industriais para este trabalho específico de capacitação em gestão empresarial de forma prática”, frisou Sérgio Lopes Sobrinho, que estará ao lado de Fábio Ravazi Gerlach, anunciando a parceria junto ao Programa Impacto. |
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