Título: Santa Casa cria modelo de comportamento
 
Cartilha produzida pela Santa Casa de Marília define a postura ética a ser praticada no hospital
 
A diretoria da Santa Casa de Marília está colocando em prática um Código de Ética Institucional desenvolvido com os colaboradores do hospital, definindo diversos conceitos normalmente generalizados na conduta ético-profissional com relação às pessoas atendidas, ambiente de trabalho, gestores, brindes e gratificações, mídia e publicidade, da confiabilidade, fornecedores, utilização de bens, relacionamento com a comunidade, dentre outras ações. “O grupo buscou diferentes modelos existentes de Código de Ética em organizações de referência e, a partir daí, constituiu o Código de Ética da Santa Casa”, anunciou o provedor da instituição, o empresário Milton Tédde.

Para que este documento encadernado com oito páginas fosse produzido, aconteceram inúmeras reuniões e encontros entre diversas áreas do hospital. “Nestes encontros procurou-se valorizar o entendimento pessoal sobre Ética, possibilitando a verbalização e o debate sobre os conceitos individuais”, comentou a superintendente da Santa Casa de Marília, Kátia Ferraz Santana, ao relembrar as atividades iniciadas há quase dois anos. “Num segundo momento, o grupo buscou na literatura conceitos e referenciais sobre o assunto para embasar o processo de discussão”, disse a dirigente ao justificar o tempo utilizado para finalizar o documento. “Especialistas da área também participaram com explanações que enriqueceram e subsidiaram a elaboração deste documento institucional”, acrescentou a superintendente.

Com o Código de Ética Institucional da Santa Casa de Marília ficam estabelecidos preceitos éticos para os colaboradores e a padronização de condutas e procedimentos, com o objetivo de reduzir a subjetividade das interpretações pessoais sobre princípios éticos. “Espera-se que este código possa ser um guia de orientação sobre o comportamento individual dos colaboradores”, comentou o provedor do hospital, Milton Tédde. “Este manual vai delinear a cultura e as políticas organizacionais que estão sendo adotadas por toda a Santa Casa”, avisou o dirigente que distribuiu um guia para cada funcionário, responsáveis por departamentos e dirigentes.

CAMPANHA DO AGASALHO – A Santa Casa de Marília recebeu a doação de 60 cobertores do Fundo Social de Solidariedade do Município de Marília, dentro da Campanha do Agasalho 2008 sendo desenvolvida pela instituição filantrópica, presidida por Fátima Bulgareli. A doação foi oportuna, segundo a superintendente Kátia Ferraz Santana, em se tratando da necessidade da instituição de saúde de repor e renovar o enxoval hospitalar, importante para a manutenção do trabalho de hotelaria realizado na Santa Casa.