Título: Acim faz alerta sobre comportamento inadequado
 
Atendente da Acim recebe telefonema estranho. Era um golpe de propaganda enganosa
 
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Sérgio Lopes Sobrinho, faz um alerta aos comerciantes associados, no sentido de tomarem muito cuidado com uma empresa de publicidades que diz promover uma Lista Telefônica que ainda será editada, que vem telefonando para os comerciantes de Marília de forma inadequada. “A abordagem é errada, a forma é agressiva e principalmente coagindo o comerciante a assinar um documento mal elaborado”, alertou o dirigente que constantemente vem chamando a atenção dos empresários para esse tipo de golpe que aproveita o vacilo do comerciante. “A pressão é exatamente para ganhar no erro do empresário”, avisou.

Neste caso da empresa que vem abordando os comerciantes marilienses, que nunca editou uma Lista Telefônica em Marília, é de telefonar para a loja, confirmar os dados e de forma imediata é enviado, por fax, um contrato mal elaborado em que confunde na parte do pagamento. “As pessoas imaginam que devam pagar uma parcela, mas na verdade se comprometem em pagar 12 parcelas do mesmo valor”, alertou Sérgio Lopes Sobrinho, que foi vítima da tentativa de golpe, quando esta empresa ligou para a Acim e tentou aplicar a propaganda enganosa por R$ 120,00 que seriam pagas em 12 parcelas iguais. “Além disso, nossa funcionária foi ameaçada”, acusou ao se indignar com o comportamento do golpista.

Como é de praxe, os dados da empresa que tentou fazer a Acim de vítima foram levantados e realmente o CNPJ, o telefone, o endereço, o nome da empresa e até de seus respectivos sócios, conferem. No entanto, a forma de abordagem é que é inadequada. “Num primeiro momento, achamos que se tratava do atendente mal preparado, mas em seguida outros comerciantes fizeram reclamação semelhante, valendo o alerta aos demais empresários que poderão ou que foram abordados”, falou Sérgio Lopes Sobrinho. “O importante é que todos estejam atentos e na dúvida não assinem nada”, aconselhou o dirigente que pede atenção para: boletos bancários indevidos, contratos de publicidades fictícios, cobranças de impostos que não existem, mensalidades de entidades fantasmas ou aquisição de produtos que não foram pedidos.

Na opinião do presidente da Acim não se deve generalizar. “Existem empresas séria, corretas e éticas em todos os segmentos comerciais”, disse. “Mas o comportamento das ruins é que generalizam negativamente e os bons, normalmente pagam pelos maus”, opinou ao sugerir sempre a atenção e que todo documento duvidoso, que se perca um tempo conferindo os dados e constatando as informações, para não arrepender-se depois. “É melhor dedicar um tempo confirmando, do que perder dinheiro e tempo, querendo corrigir um erro que não tem volta”, ensinou.