Título: Rotarianos orientam estudantes sobre profissões
 
As apresentações sobre profissões foram em sala de aula
 
Rotarianos estiveram no Colégio Coopem na classe do terceiro colegial orientando os alunos sobre duas profissões: cirurgião dentista e zootecnista. No mês de setembro outras duas profissões foram apresentadas aos estudantes, nas áreas de jornalismo e fisioterapia. “Este programa de orientação profissional é desenvolvida nas escolas como forma de orientação aos estudantes que precisam escolher uma atividade profissional para a universidade”, comentou a presidente do Rotary Club Marília Pioneiro, a advogada Kathya Cibelle Abreu de Souza.

O programa visa utilizar os conhecimentos profissionais dos rotarianos e convidados para mostrarem aos estudantes como foi o curso universitário praticado e o ingresso no mercado de trabalho. “Alguns já sabem o que querem e passam a conhecer curiosidades sobre uma determinada profissão”, explicou o jornalista Márcio Medeiros, sócio do RC Marília Pioneiro, e coordenador da subcomissão de serviços profissionais. “Aqueles que ainda não definiram que curso estudarão, recebem informações para tomarem uma decisão mais segura”, acrescentou o rotariano.

A cirurgiã dentista Sandra Aparecida de Souza Craveiro foi a responsável pelas explicações sobre o curso de odontologia. “Adorava acompanhar minha mãe ao dentista, e ficava encantada”, recordou a profissional com 26 anos de profissão, sendo, inclusive, ex-presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) de Marília. “Sempre sonhei ser dentista, e quando tive a oportunidade de fazer a faculdade, praticamente eu morava dentro da Universidade”, comentou ao orientar os jovens para que se esforcem nos estudos e nunca deixem de estudar. “Quem não se destacar na faculdade, dificilmente se destacará na profissão”, ensinou a rotariana do RC Marília Pioneiro. “Estão faltando dentistas no mercado, e em pouco menos de 10 anos será uma profissão ainda mais rara”, opinou ao admitir ser um curso de valor elevado, principalmente nos investimentos em equipamentos e instrumentos odontológicos.

O outro a se apresentar foi o zootecnista Valter Saia que antes de falar sobre o curso universitário e o mercado de trabalho, fez uma ampla explicação sobre as diferenças entre: Zootecnista, Agrônomo e Veterinário. “As pessoas confundem e pensam que é tudo a mesma atividade”, disse o profissional ao deixar claro que o zootecnista cuida da produção animal, o agrônomo de plantas e o veterinário de animais. “Quem monta Pet Shop é comerciante”, disse para a surpresa da maioria. “O zootecnista observa os animais, como uma empresa analisa a produção industrial”, comparou ao afirmar que 30% da população mundial passa fome em razão de não existir uma política séria de produção de alimento. “Quem determina como produzir alimentos, é o zootecnista”, exemplificou ao falar da diferença com o nutricionista. “O nutricionista seleciona os grupos alimentares”, explicou ao chamar a atenção dos alunos pela curiosidade.

Este programa desenvolvido pelo Rotary Club Marília Pioneiro junto ao Colégio Coopem terá continuidade com as exposições das atividades profissionais de: Gastronomia, Nutrição e Relações Internacionais, sugeridas pela auxiliar de coordenação do Colégio Coopem, Tathiane de Pádua Blandino Soares.