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Considerado o melhor período de vendas no comércio em geral, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Sérgio Lopes Sobrinho, está chamando a atenção dos comerciantes da cidade quanto a qualidade no atendimento ao consumidor que estará em grande número nas principais ruas da cidade. “Marília como pólo regional de consumo, atraindo 1,2 milhão de pessoas, deve estar preparada para atender a todos”, disse o dirigente ao destacar que existirão muitas formas de atrair o consumidor para as lojas. Segundo o dirigente em recentes pesquisas desenvolvidas nos principais centros comerciais do País, uma média de 31% de consumidores indecisos para as compras de fim de ano, colocaram como principal critério de escolha, a qualidade no atendimento. “Isto quer dizer que muita gente não sabe o que comprar, mas se sentirem bem nas lojas, podem se decidir de forma imediata”, disse Sérgio Lopes Sobrinho ao observar a pesquisa desenvolvida pela Ipsos Public Affair. “Saber o que o consumidor quer é a principal informação”, acrescentou o dirigente. Com a preocupação de encontrar um diferencial entre as lojas, os comerciantes devem, segundo o presidente da Acim, respeitar os consumidores em todos os níveis. Para 95% dos 1.250 entrevistados em São Paulo, Porto Alegre, Rio, Recife e Belo Horizonte, o bom atendimento é mais importante do que o preço e a qualidade dos produtos e serviços. O índice aumentou 6% ante o levantamento de 2007, com 89%. “Não é só loja bonita, preço convidativo e variedade de produtos”, destacou. “Tem que atender bem. O atendimento faz a diferença”, disse Sérgio Lopes Sobrinho que tem conversado com diversos comerciantes neste sentido. A pesquisa desenvolvida mostra ainda que, para 94% dos entrevistados, a satisfação das compras está na qualidade dos produtos e serviços. O preço é considerado primordial para 89% dos entrevistados, seguido de responsabilidade ambiental (81%), responsabilidade social (80%), monitoria da satisfação do cliente (75%) e propaganda ética, séria e comprometida (72%). Para especialistas em marketing e varejo, para o sucesso das vendas em períodos de Natal não basta anunciar que os itens da loja estão em oferta. Isso todo mundo faz. É preciso investir na diversificação das mídias, manter os estoques com capacidade imediata de atendimento e principalmente treinar os funcionários para atendimento diferenciado e se possível, personalizado. |
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