Título: Evento em Herculândia orienta comerciantes
 
Comerciantes de Herculândia investem em conhecimento e treinamento
 
Foi realizado no Salão de Catequese na cidade de Herculândia, na região centro-oeste do interior paulista, um encontro promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Pompéia, com os comerciantes daquela cidade, no sentido de orientá-los quanto a necessidade de se ter uma qualidade no atendimento aos clientes, principalmente neste período de dezembro, quando o volume de venda é maior no comércio em geral. Segundo o presidente da entidade de Pompéia, Marcos José Guilhem, os lojistas de Herculândia estão investindo em capacitação e conhecimento em gestão empresarial. “O comércio daquela cidade está crescendo e os próprios comerciantes estão sentindo a necessidade de um trabalho mais específico junto ao consumidor”, comentou o dirigente da associação comercial que tem organizado vários eventos neste sentido.

Segundo o consultor de empresas, José Matheus Vieira, é preciso que haja atitudes práticas para atender melhor o cliente, e saber lidar com reclamações que por ventura possam surgir por parte do consumidor. “O lojista precisa saber avaliar a qualidade do atendimento, para tomar decisões rápidas e eficazes”, disse o consultor que esteve trabalhando com um grupo de comerciantes da cidade de Herculândia. “A primeira impressão que o cliente tem da empresa, por vezes, é a mais duradoura”, afirmou o especialista ao generalizar esta preocupação, independente do tamanho da empresa ou do segmento comercial que esteja inserida.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompéia seja qual for à política ou método de atendimento adotado pelo lojista, não se deve esquecer de monitorar a qualidade do atendimento. “Para isso é preciso oferecer aos funcionários formação adequada, pois são eles que entrarão em contato direto com os clientes”, disse Marcos José Guilhem. “Seja qual for o tipo de atendimento, para promover produtos ou serviços, ou para responder a reclamações, ou ainda, para dar esclarecimentos, é preciso fazer de forma certa e agradável”, disse o presidente da ACE de Pompéia.

Este tipo de encontro realizado com os lojistas de Herculândia, pela associação comercial de Pompéia, tem sido freqüente e visa adequar os comerciantes para que haja o fortalecimento do comércio local. “Na realidade, o menos importante é saber se o cliente está certo ou errado, se ele tem ou não razão”, falou a gerente administrativa da Associação Comercial e Empresarial de Pompéia, Valdenice Lacerda, presente no encontro. “O que interessa é fornecer a ele, sempre que possível o que ele quer e necessita”, completou a representante da ACE de Pompéia, ao ampliar esta questão para todo e qualquer comerciante. “É o relacionamento que importa e deve ser valorizado”, frisou a gerente administrativa da ACE de Pompéia.