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O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompéia, o empresário Marcos José Guilhem, considerou positivo o índice de 6,5% de aumento no volume de vendas no comércio pompeiano, referente ao mês de dezembro, considerado o mais importante para os lojistas em geral, em virtude das vendas de Natal. Os dados se baseiam no número de consultas ao banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), informações bancárias e pesquisa com os comerciantes associados. “Comparado com o mesmo período do ano passado houve um crescimento considerável”, constatou o dirigente que percebeu na prática o aumento no volume de vendas, com o grande número de pessoas envolvidas nas lojas da cidade no mês passado. “Percebia-se, nitidamente, a grande quantidade de consumidores nas ruas da cidade”, afirmou. Para a gerente administrativa da Associação Comercial e Empresarial de Pompéia, Valdenice Lacerda, outra informação positiva constatada neste último final de ano foi a conscientização maior dos comerciantes em manter o banco de dados do SCPC atualizado. “Foram 401 inclusões, contra 160 registrados em 2007”, disse a gerente da ACE de Pompéia ao verificar a performance do acesso ao banco de dados da entidade, quase que três vezes mais do que o período de 2007. “A exclusão foi menor, como sempre, sendo 208 em 2008 contra 305 de 2007”, constatou ao considerar normal nesta época do ano. “Isto quer dizer que o comerciante associado está consciente de que é preciso consultar e manter o banco de dados do SCPC atualizado, na hora de vender para evitar prejuízos”, opinou ao lembrar que os dados são da movimentação das cidades de Pompéia, Oriente, Quintana e Herculândia. Para Valdenice Lacerda outro fato interessante que fez com que o número de inclusões ao banco de dados do SCPC aumentasse foi a nova política adotada pela ACE de Pompéia, que, desde agosto de 2008, passou a não cobrar do associado a taxa por nome incluído ao banco de dados do SCPC. Desde o dia primeiro de agosto do ano passado os associados pagam apenas para excluir o nome do banco de dados do SCPC, repassando o valor da taxa ao consumidor que quitou a dívida. “O segmento de locadoras de vídeo, por exemplo, estão incluindo nomes ao SCPC quase que 10 vezes mais do que antes”, constatou ao acreditar que em dezembro esta consciência tenha sido mais intensa por parte do lojista. |
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