Título: Sicredi prepara instalação de unidade em Pompéia
 
Reunião serviu para apresentar parte da diretoria do Sicredi ao Prefeito de Pompéia, Oscar Yasuda
 
Uma reunião no gabinete do Prefeito da cidade de Pompéia, Oscar Norio Yasuda, serviu para apresentar parte da diretoria da unidade do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) em Pompéia, que chega na cidade numa parceria com a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompéia. Participaram do encontro a Gerente do Sicredi, Elaine Cristina Taveri Dalacosta, do Gerente de Negócios da cooperativa, Renato Garbi Simões e o diretor administrativo da Prefeitura de Pompéia, Joel Visone Ribeiro. “Hoje o cooperativismo de crédito no mundo atinge 42,7 mil cooperativas de crédito, com 157,1 milhões de associados”, comentou a gerente ao destacar o crescimento da cooperativa de crédito.

A previsão é para que dia primeiro de maio a unidade de Pompéia esteja concluída na Rua João da Costa Vieira, 665, na região central da cidade. No Brasil este sistema conta com 2,3 milhões de associados distribuídos em 1,9 mil cooperativas de crédito. Somente o Sicredi está com 1,3 milhão de associados em 130 cooperativas de crédito espalhadas no Brasil. “Será uma excelente ferramenta de desenvolvimento para o setor empresarial da cidade”, disse o presidente da ACE de Pompéia, Alair Mendes Fragoso, ao acompanhar os dirigentes do Sicredi na Prefeitura de Pompéia. “Os empresários estão sendo visitados para fazerem parte da cooperativa”, comentou a gerente administrativa da ACE de Pompéia, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas.

Segundo os dirigentes do Sicredi serão contratados quatro funcionários para o atendimento na unidade de Pompéia, oferecendo serviços da rede bancária com taxas e condições diferenciadas para o setor empresarial. O presidente da ACE de Pompéia ressalta que o Sicredi não é banco, e sim uma cooperativa; que não existem agências e sim Unidade de Atendimento, e que pelo Sicredi não são clientes e sim associados, que participam. “A nova Unidade de Atendimento Sicredi em Pompéia atenderá empreendedores”, frisou o dirigente satisfeito com o convênio firmado.

HISTÓRICO - O Cooperativismo é um instrumento de organização econômica da sociedade, criado na Europa no século XIX, caracterizando-se como uma forma de ajuda mútua através da cooperação e da parceria. A sociedade cooperativa é uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente para satisfazer suas necessidades econômicas, sociais e culturais em comum, por meio de uma empresa de propriedade conjunta e de gestão democrática. Entre os vários tipos de cooperativas, existem as cooperativas de crédito, criadas para oferecer soluções financeiras aos seus associados, constituindo-se num instrumento para acesso a produtos e serviços adaptados às suas necessidades e condições financeiras. Na América Latina, o cooperativismo de crédito começou em 1902, na localidade de Linha Imperial, Município de Nova Petrópolis - Rio Grande do Sul, pelas mãos do padre suíço Theodor Amstad.