Título: Atletas do Nikkey são vice campeões em Honduras
 
Henrique Yoshida espera jogar beisebol no Japão
 
Dois atletas do Nikkey Clube de Marília participaram com a seleção brasileira do Campeonato Pan Americano de Honduras da categoria pré-júnior que inclui atletas de 13 e 14 anos. A seleção brasileira foi vice campeã perdendo o jogo final para Venezuela. Na classificação, o Brasil enfrentou equipes como México, Estados Unidos, República Dominicana e Honduras, os donos da casa. Os marilienses são Neil Marubayashi e Henrique Tsutomo Yoshida. Os atletas treinam no Centro de Treinamento da Yakult, localizado em Ibiúna.
Henrique Tsutomo disse que na partida fina, a equipe brasileira perdeu pelo placar de cinco a três, terminando assim em segundo lugar. "Já a seleção da Venezuela terminou o campeonato invicta", comentou. Ele explicou que em um jogo atípico, a seleção se descontrolou na 2ª entrada, tomando os cinco pontos que acarretaram na derrota. "O Brasil colocou um ponto na 3ª entrada e depois na última chance colocamos mais 2 pontos com um "home run" de Alex Yun, que foi eleito o melhor jardineiro central da competição", explicou.
O atleta mariliense treina desde oito anos e atualmente, aos 14 anos, treina em Ibiúna todos os dias com mais 30 jogadores selecionados. "Estamos no Centro de Treinamento desde maio deste ano com objetivo de conseguirmos jogar no Japão", completou. Henrique Yoshida disse que no final do ano, representantes de times japoneses estarão visitando o Centro de Treinamento para escolher dois atletas que deverão participar dos jogos colegiais no Japão. "Este campeonato chega a ter quatro mil times participantes e é uma vitrine para os times profissionais", comentou o jogador do Nikkey.
De acordo com Henrique Yoshida, depois de dois ou três anos no Japão e cursando o colegial, atletas de outros países têm chances de competir em iguais condições com os japoneses. "A expectativa é de que possamos jogar num time profissional ou universitário, para dar continuidade na carreira", falou. O mariliense joga como arremessador na seleção brasileira e no time do Nikkey Clube participa dos jogos nas posições de arremessador e inter bases.