Título: Unimed apóia Programa Unijovem Grafita
 
Painel inaugural do Programa Unigraff foi lançado em cerimônia festiva na APM
 
A Unimed de Marília, através do grupo de jovens colaboradores da cooperativa de trabalhos médicos da cidade, chamado de Unijovem, está apoiando de forma direta o Programa Unijovem Grafita, que visa oferecer orientação organizacional e de sustentabilidade a um grupo de jovens artistas que utilizam o grafite como meio de manifestação artística. “Nossa proposta é ajudá-los na organização, disciplina, e conscientização de que é possível evitar as pichações e mostrar a arte do grafite de forma valorizada”, disse o presidente do grupo Unijovem, da Unimed de Marília, André Luis da Silva que reuniu empresários, dirigentes da Unimed de Marília, representantes do Poder Público e convidados, para a cerimônia de lançamento do Programa Unijovem Grafita, denominado de Unigraff.

Para o presidente da Unimed de Marília, o médico Francisco Quirici Neto somente com o envolvimento dos jovens é que será possível desenvolver o programa proposto pelo Unijovem. “Queremos melhorar o interior das pessoas”, disse o dirigente ao elogiar a performance do grupo que esteve reunido com mais de 50 artistas grafiteiros. “Não imaginava que seria possível reunir tanta gente assim”, admitiu o dirigente da Unimed de Marília confiante no sucesso do trabalho a ser realizado pelo programa. “Conscientizar os jovens é uma preocupação com o futuro”, disse o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Sérgio Lopes Sobrinho, presente no encontro e outro parceiro do programa.

Na opinião da Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Iara Pauli, o programa a ser desenvolvido pelo Unijovem de Marília tem uma função social e cultural. “O Poder Público tem que ter um envolvimento direto neste trabalho”, falou ao colocar-se à disposição para incrementar o Programa Unigraff. “Se existe manifestação dos grafiteiros, é preciso que o Poder Público se envolva”, reforçou a Secretária Municipal da Juventude, Alessandra Costa, presente na cerimônia de lançamento do programa que conta com o apoio da Unimed de Marília. “Apoiar programas de resgate da cidadania é uma das funções da Polícia Militar”, disse a Tenente PM Ana Claudia Mathias, representante da Polícia Militar de Marília. “Este programa é um instrumento de ordem pública”, acrescentou a militar.

O presidente do grupo de jovens da Unimed de Marília ressaltou que três fatores influenciaram na participação do Unijovem neste programa: iniciativa, persistência e atitude. “Não se trata apenas de um trabalho de revitalização urbana, e sim da transformação dos jovens em verdadeiros cidadãos”, falou ao agradecer a presença de todos no lançamento e na inauguração do primeiro painel criado pelo programa na parede da Associação Paulista de Medicina (APM) de Marília. “Não estamos sozinhos”, resumiu Henrique Luiz Lopes ao falar em nome dos jovens participantes do Programa Unigraff.