Título: Unimed Marília promove campanha contra a Gripe
 
Vacina contra a gripe em desenvolvimento pela Unimed de Marília
 
Beneficiários, cooperados e dependentes estão sendo envolvidos em uma campanha com a duração de um mês para que sejam vacinados contra o vírus da gripe, como acontece em todos os anos. No período de 11 de maio a 10 de junho, das oito às 13 horas, os participantes da campanha devem procurar o Núcleo de Atenção à Saúde (N.A.S.), na Rua Guanás, 36, para receberem a imunização.

Os sintomas da gripe são: febre alta (acima de 39 graus), dores musculares e prostração, os quais podem vir acompanhados de tosse, dor de garganta, dor de cabeça e outros. A gripe é uma doença altamente infecciosa, transmitida por gotículas respiratórias que facilmente se disseminam no meio ambiente. Desta maneira deve-se evitar a presença de alguém contaminado no local de trabalho, locais públicos e ambientes familiares. Como muitas vezes não se pode evitar o contato com pessoas infectadas, a solução mais eficaz é tomar a vacina, indicada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como maneira efetiva de se prevenir a doença. Por ser produzida com vírus inativo, a vacina pode ser administrada com segurança em pacientes com deficiência do sistema imunológico. Aplicada em gestantes, não apresenta riscos para o bebê. A vacina contra a gripe só não pode ser aplicada em indivíduos com histórico de reação alérgica a um dos componentes do medicamento, e deve ser evitada por pessoas com doenças ainda sem diagnóstico.

Para beneficiária da Unimed de Marília com idade acima de 60 anos a vacina é gratuita. Para beneficiários de outras singulares, mesmo com idade acima de 60 anos haverá um custo na ordem de R$ 32,00, enquanto que cooperados e dependentes diretos recebem a vacina gratuitamente.

CAMPANHA ESTADUAL – Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta que idosos acima de 75 anos têm dado um baile nos mais novos quando se trata de vacinação contra a gripe. Na Campanha de Vacinação contra Gripe para Idosos desenvolvida pela secretaria estadual pesquisa mostra que 87,5% das pessoas na faixa etária entre 75 e 79 anos e aproximadamente 91% das acima de 80 anos se vacinam rapidamente. O número de idosos vacinados cai proporcionalmente a idade. Cerca de 74% da população entre 70 e 74 anos se preocupam com a vacinação. Já entre a população de 65 a 69 anos apenas 73,3% tomam a vacina e de 60 a 64 anos foram vacinados apenas 68,9% na última campanha. Como a vacinação existe há 10 anos, a Divisão de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde acredita que os mais velhos já incorporaram a vacinação como um comportamento rotineiro.