Título: Acim faz esclarecimento e aponta pane da Telefônica
 
José Augusto Gomes, superintende da Acim, justifica problema de acessão ao Banco de Dados do SCPC da Acim
 
O superintendente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), José Augusto Gomes, fez um esclarecimento oficial de que a conexão ao banco de dados do Serviço Central Proteção ao Crédito não teve nenhum problema durante a semana. O problema de lentidão e dificuldade de acesso acontece somente com os comerciantes que utilizam a conexão de banda larga da Telefônica, que fez comunicado oficial admitindo uma “instabilidade na infraestrutura de banda larga, o que vem causando falhas de funcionamento entre usuários do Speedy”. Segundo o dirigente é importante que haja este esclarecimento.

De acordo com a empresa de telefonia os usuários do serviço de banda larga fizeram uma série de reclamações sobre a lentidão ou falta de conexão o que gerou um grande volume de reclamações. Na nota, a Telefônica afirma que “mobilizou as equipes técnicas para verificar a causa do problema e solucioná-lo no menor prazo possível”. No começo do mês passado, o serviço da operadora sofreu uma pane que durou seis dias. A Telefônica ofereceu aos usuários o abatimento de 12 horas no valor da conexão. A Telefônica liderou pelo terceiro ano consecutivo o ranking de reclamações fundamentadas pelo Procon em 2008 na cidade de São Paulo. A empresa de telefonia recebeu 3.615 reclamações. Ao todo, 2.839 empresas foram alvos de 27.747 reclamações fundamentadas no ano passado.

Para José Augusto Gomes muitos comerciantes associados da entidade reclamaram do problema, imaginando ser uma falha no sistema da Acim. “Não procedia a reclamação e ficou constatado que somente aqueles que utilizam a conexão pelo speed é que tinham o problema”, justificou o dirigente que lamenta a confusão, mas garante que não há nenhum problema em acessar os dados do SCPC da Acim. “Nós, da Acim, utilizamos sistemas alternativos para que não tenhamos o acesso interrompido”, explicou o superintendente da associação comercial.

PESQUISA - Dados dos SPCs e SCPCs do Brasil, em 2.118 municípios do País, que começaram a ser divulgados mensalmente desde março passado, indicam que o primeiro quadrimestre deste ano foi de queda acentuada nas consultas, conforme tabela abaixo. A queda acentuada de abril decorre do excesso de feriados no mês, além dos efeitos da própria crise financeira internacional. Além disso, vale lembrar que esses dados estão sendo comparados com uma base (abril 2008) muito forte e não devem ser extrapolados. A expectativa é de uma reversão gradativa desses números ao longo deste ano, com a ajuda de promoções, queda da Selic e desonerações. Segundo Alencar Burti, presidente da ACSP, esses dados que mostram uma queda no crédito não deverão interferir na confiança e capacidade do empresário brasileiro para enfrentar os problemas deste momento. “Além do que as atuais condições econômicas e financeiras do País ajudarão a vencer os obstáculos impostos pela crise mundial”, resumiu Burti.