Título: Diagnóstico tecnológico apresentado na Acim
 
Sérgio Lopes Sobrinho, da Acim e Fábio Ravazi Gerlach, do Sebrae de Marília, falam sobre o Projeto Impacto
 
Será apresentado dia 29, quarta-feira, as 19h30, nas dependências da Casa do Médico de Marília, o relatório geral do Diagnóstico Tecnológico desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio a micro e pequena empresa (Sebrae), em conjunto com a Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) e a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Marília. “O projeto surgiu com a finalidade de verificar as potencialidades do segmento comercial de algumas cidades do Estado de São Paulo”, disse o gerente do escritório do Sebrae em Marília, Fábio Ravazi Gerlach. “Reunimos comerciantes de diversas regiões da cidade e realizamos esta pesquisa”, falou Sérgio Lopes Sobrinho, presidente da Acim.

Foram ouvidos 170 empresários que aderiram ao projeto. A pesquisa ocorreu nos meses de outubro a novembro de 2008, contando com três fases na execução: busca de informação, visita no estabelecimento e análise da empresa. “Num primeiro momento buscou-se estabelecer o diagnósitco tecnológico das empresas envolvidas”, explicou Sérgio Lopes Sobrinho, ao comentar sobre a pesquisa desenvolvida com o gestor da empresa comercial. “Depois um cliente oculto visitou a empresa fazendo uma observação direta, analisando o atendimento e o perfil do vendedor”, contou. “Por último, foi feito um diagnóstico tecnológico levantando as necessidades locais com foco nas tomadas de decisões”, acrescentou ao afirmar ser o projeto muito importante para o varejo.

O método de análise foi quali-quantitativo, apresentando os resultados do estudo da seguinte maneira: Módulo 1 (Diagnóstico Tecnológico), Módulo 2 (Cliente Oculto) e Módulo 3 (Consultoria – Apoio Técnico Levantamento de Necessidades). “São 44 páginas de um trabalho muito detalhado e muito bem organizado”, elogiou o dirigente da Acim que confirmou com base na pesquisa realizada, que a cidade de Marília é pólo regional de consumo. “A comprovação desta realidade está na vinda de grandes redes de mercado varejista para a cidade”, constatou ao frisar a diversificação do público consumidor quanto a faixa etária e nível de poder econômico.

Para o gerente do Escritório Regional do Sebrae de Marília, Fábio Ravazi Gerlach, apesar desde ambiente favorável para os comerciantes da cidade, foi possível verificar, na aplicação do Diagnóstico Tecnológico, que as dificuldades na Gestão de Pessoas, Gestão de Empresa e nas Equipes de Vendas são idênticas às das outras cidades que participaram do projeto. “A conclusão é que o empresário quer vender mais, porém, não sabe como, o que, quando, para quem, a que preço nem quanto esforço e tempo terá de empregar para conseguir esse objetivo”, disse ao mostrar a importância do Projeto Impacto que orientará os empresários participantes.