Título: Apresentada devolutiva de análise no comércio
 
Apresentação de parte dos resultados levantados foi feita aos comerciantes que participam do projeto
 
Foi apresentado pelos representantes da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) trabalho desenvolvido dentro do Projeto Impacto realizado entre as três entidades, junto a um grupo de comerciantes da cidade de Marília. “Este projeto tem como finalidade verificar as potencialidades do segmento comercial de algumas cidades do Estado de São Paulo”, disse o representante do Escritório Regional do Sebrae em Marília, Fábio Ravazi Gerlach. “Os empresários estão tomando conhecimento dos resultados agora”, comentou Sérgio Lopes Sobrinho, presidente da Acim. “Esta primeira parte contou com resultados do diagnóstico do merchandising”, frisou Hassao Matsuno, da unidade do Senac em Marília.

Foi realizado entre os comerciantes que estão participando deste projeto um Diagnóstico de Merchandising no Ponto de Venda. Foram entrevistados 164 empreendedores no período de abril a maio deste ano, com consultores do Senac de Marília: Alan Martins Matos, Maria Alice Netto e Valdemir Pimentel. Foram analisados 20 tópicos nas empresas: Fachada - Comunicação Visual Externa, Vitrines, Layout Geral, Acesso à loja, Facilidade de Fluxo, Móveis e Equipamentos, Disposição dos Produtos, Apresentação dos Produtos, Precificação, Agrupamentos de Produtos, Frente Mínima, Comunicação Visual Interna, Música Ambiente, Climatização, Áreas Nobres, Promoções de Vendas, Iluminação, Limpeza, Provadores e Banheiros.

Segundo Sérgio Lopes Sobrinho o evento foi muito positivo, com a presença de um grande número de comerciantes que assistiu a apresentação no salão principal da Associação Paulista de Medicina (APM). “Foram apresentados os resultados que os consultores promoveram de cada um dos tópicos analisados”, explicou o dirigente da Acim que considera importante este tipo de análise em virtude de que são técnicos especializados no assunto que fizeram a avaliação. “Os resultados foram surpreendentes, pois, normalmente o empresário não tem condições de ter esta visão do próprio negócio”, disse ao se surpreender com as análises e verificar o quanto os comerciantes aproveitaram.

A constatação foi de que as ações de comunicação são limitadas e feitas sem pré-definição real do público-alvo, objetivo e metas a serem alcançadas. “Os poucos recursos disponíveis para publicidade e propaganda são mal direcionados e seus resultados nem sempre correspondem às expectativas”, disse Sérgio Lopes Sobrinho ao acompanhar a apresentação dos diagnósticos de merchandising. “A próxima etapa será uma análise individualizada de cada comerciante participante”, disse o dirigente da Acim.