Título: Santa Casa busca parceiros para campanha oncológica
 
Kátia Ferraz Santana, superintendente da Santa Casa de Marília, o objetivo é a oncologia infantil
 
A Santa Casa de Marília está pelo sétimo ano consecutivo, dos 19 em desenvolvimento em todo o Brasil, participando da campanha coordenada pelo Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz que é a maior campanha do país no combate ao câncer infanto-juvenil. No McDia Feliz, todo o dinheiro arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos), vendido separadamente ou incluído McOferta número 1, - além de materiais promocionais como camisetas, bonés, chaveiros, entre outros produtos - é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer infanto-juvenil de todo país. “Nossa campanha visa chamar a atenção da comunidade local para o setor de oncologia pediátrica da Santa Casa de Marília”, disse o provedor do hospital mariliense, o empresário Milton Tedde.

O evento sempre é realizado no último sábado de agosto, sendo este ano no dia 29, e é o dia de maior movimento em mais de 500 restaurantes McDonald’s, contando com uma mobilização de cerca de 30 mil voluntários em todo o Brasil. Ao longo de 19 anos de realização da campanha, a renda obtida com o McDia Feliz contribuiu para o expressivo crescimento do índice de cura da doença no Brasil: de 35%, no final da década de 80, para a média atual de 70%. Com os resultados obtidos desde o primeiro ano de sua realização, em 1988, a campanha já reverteu a mais de 100 instituições brasileiras, em mais de 20 estados, cerca de R$ 80 milhões. Os recursos têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, e salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplante de medula óssea.

Segundo o coordenador da campanha em Marília, Márcio Mielo, o objetivo da campanha é despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para uma realidade que atinge crianças e adolescentes em todo o Brasil. “Temos, através da campanha, possibilidade de captar recursos e concentrar esforços para a realização de projetos prioritários e de grande benefício social em nível local, regional e nacional”, disse o coordenador da campanha por parte da Santa Casa de Marília. “Além disso, a campanha contribuiu para o aumento do índice de cura do câncer infanto-juvenil”, completou.

Para a superintendente da Santa Casa de Marília, Kátia Ferraz Santana, esta campanha é o evento que mais arrecada fundos para a causa do câncer infanto-juvenil. Desde 1988, a campanha já doou cerca de R$ 90 milhões a instituições sociais brasileiras. “A arrecadação do McDia Feliz 2008 foi a maior conseguida no Brasil: cerca de R$ 11,5 milhões”, ressaltou a dirigente mariliense.

Criado pelo McDonald’s no Canadá em 1977, o McDia Feliz foi realizado pela primeira vez no Brasil em 1988, em São Paulo. Em 1989, chegou ao Rio de Janeiro, e, a partir de 1990, passou a ser realizado em nível nacional, envolvendo todos os restaurantes da Rede McDonald’s do país.