Título: Crise afeta intenção de presentes, diz Acim
 
Mauro Celso Rosa, vice-presidente da Acim, acredita no aumento do volume de vendas no comércio de Marília
 
O vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Mauro Celso Rosa, é da opinião de que a crise financeira mundial afetou as intenções de compra para o Dia dos Pais, a ser comemorado no domingo. Segundo o vice-presidente da Acim os valores médios dos presentes, baseado em pesquisas, serão menores do que no ano passado. “A maioria está disposta a gastar até R$ 100 para dar uma lembrança ao pai”, comentou o dirigente que percebe ser um comportamento normal, diante de tanta propagação de que o Mundo está em crise.

Para Mauro Celso Rosa entre os itens mais procurados estarão: livros, CDs e DVDs. Ele evidencia de que a crise afetou as intenções de compra para a data e a média do valor de compras. Para 42% dos entrevistados, a intenção é gastar entre R$ 51 e R$ 100. Outros 20% pretendem desprender de R$ 20 a R$ 50; 30%, entre R$ 100 e R$ 300; e apenas 8% vão investir mais de R$ 300 no presente de seus pais. “O que a gente percebe é que as pessoas estão controlando cada vez mais as despesas”, disse o dirigente ao generalizar a situação.

No ranking dos presentes favoritos, aparecem os livros, CDs e DVDs, com 37% das intenções de compra; os eletroeletrônicos e as ferramentas, com 38%, e as roupas, acessórios, chocolates e assinaturas de jornais, com 25%. Num estudo mais abrangente com mil consumidores, residentes em nove regiões metropolitanas de São Paulo e 70 cidades de todo o País, mostrou que os filhos vão gastar mais com os pais neste ano. “Isto demonstra que nem todo mundo será influenciado pela propaganda da crise”, ressaltou Mauro Celso Rosa. O valor médio do presente será de R$ 70, número maior do que no ano passado, quando a despesa média ficou em R$ 60. Dos 40% dos entrevistados que pretendem comprar presente para o pai normalmente, 60% deles não costumam presentear nessa data por falta de hábito ou por não terem pai.

Esta mesma pesquisa aponta que a maioria, 56% dos entrevistados, pretende comprar roupas e calçados. O restante das intenções de compra foi dividido entre CDs (8%), perfumes e jóias (8%), relógios (5%), celular (5%), aparelho de DVD (3%), livros (3%), outros presentes (5%). Outros 7% ainda estão indecisos sobre o que adquirir.
A pesquisa mostra também que a maioria pretende pagar o presente à vista. “De qualquer forma a expectativa é de que o volume de vendas no comércio de Marília seja abaixo dos 10%, comparado com o mesmo período do ano passado”, analisou o vice-presidente da Acim.