Título: Unimed debate a Era Digital
 
Evento em São Paulo reuniu profissionais de comunicação das Unimeds de todo o Brasil
 
Profissionais das áreas de comunicação e marketing das Unimeds de todo o Brasil, estiveram reunidos em São Paulo para a edição anual do Encontro de Assessores de Comunicação do Sistema Unimed. O jornalista Márcio Medeiros esteve representando a Unimed de Marília, pelo terceiro ano consecutivo, neste encontro importante para a discussão de temas importante vivenciados pelas Unimeds brasileiras. “É um evento em que é possível trocar idéias, aprender e conhecer o que existe de mais moderno na área da comunicação”, disse o jornalista que participou de todas as atividades programadas. “O nível do evento é elevado e os assuntos apresentados ajudam a desenvolver projetos nas unidades do interior”, falou.

Este ano o evento promoveu a discussão do tema: “A Comunicação na Era Digital”. Participaram 61 profissionais representando cooperativas de todo o território nacional, incluindo a Confederação. O encontrou foi aberto pelo presidente e pelo diretor de marketing e desenvolvimento da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino e Aucélio Melo de Gusmão, respectivamente. Marco Antônio Eckert, diretor de Produto e Operações da Central Nacional Unimed, também participou da abertura.

Elizabeth Saad – diretora de Estratégias Digitais da Digital Happening Interactive e professora titular do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, foi quem iniciou o ciclo de apresentações ao falar sobre: “Comunicação em Movimento”. A especialista abordou a velocidade das inovações no mundo da comunicação, com as quais os profissionais de comunicação precisam aprender a lidar; a configuração das redes sociais na web 2.0; as principais estratégias para se aproximar do público na internet (escutar, compartilhar, participar, experimentar, usar e construir comunidades), entre outros pontos. “Foi uma apresentação com muito conteúdo e que acrescentou bastante em projetos futuros na Unimed de
Marília”, disse o jornalista mariliense.

Profissionais das empresas Petrobras, Tetrapak e Fiat, apresentaram algumas ações utilizadas pelas instituições na área de tecnologia. Já o debate “Blogs, como adicionar interatividade”, que contou com a presença de representantes da Edelman e da Natura, e das Unimeds Fortaleza e Grande Florianópolis, abordou as experiências digitais dessas instituições e mostrou que, na atual conjuntura, os sites deixaram de ser apenas corporativos e transformaram-se em fontes de informação para seus consumidores. Quem encerrou o dia foi a professora Lucia Santaella, que, ao abordar “A generosidade em rede”, afirmou que a cibercultura não eliminou as outras formas de comunicação, apenas contribuiu para que estas fossem modificadas.

ANIVERSÁRIO DA UNIMED – A Unimed, fundada em 31 de agosto de 1991, completou no início da semana 18 anos de atividades. Atualmente a cooperativa de trabalhos médicos conta com 449 médicos cooperados. Tem credenciados doze hospitais, sete laboratórios, dois centros de radiologia, quinze clínicas de fisioterapia, um centro de medicina nuclear, um centro de tomografia computadorizada, quatro centros de ultrassonografia, três pronto atendimento 24 horas para adultos, infantil e ortopédico.