Título: Unimed de Marília lança Programa de Desempenho
 
Evento com colaboradores das Unimeds de Marília, Garça e Pompéia aconteceu na Casa do Médico
 
Reunião envolvendo 117 colaboradores de todas as áreas, diretores e médicos cooperados da Unimed de Marília, aconteceu na Casa do Médico local, quando foi lançado o Programa de Avaliação de Desempenho de Colaboradores da Unimed, utilizando a metodologia “Avaliação 360º”, quando todos os envolvidos são avaliados e avaliadores. Estiveram presentes os colaboradores das cidades de Marília, Garça e Pompéia. A coordenação dos trabalhos foi da equipe de Gestão da Qualidade, que teve como objetivo apresentar os detalhes de como será desenvolvido este programa.

A consultora Cristiane Herrera, contratada para auxiliar neste trabalho de qualificar a cooperativa para manutenção do Certificado da Qualidade obtido em 2007, fez uma ampla apresentação sobre o processo de melhoria contínua e das Normas da Qualidade, que foram atualizadas através da versão 2008 (ISO 9001-2008), demonstrando as vantagens e desafios deste programa iniciado na Cooperativa de Trabalhos Médicos de Marília.

Segundo a especialista esta atividade de avaliação de desempenho busca a melhoria do indivíduo dentro do contexto da organização. Trata-se de uma opção de gestão considerada ousada e moderna, pois, se bem implementada e assimilada pelos colaboradores em geral é considerada como uma ferramenta muito eficaz de melhoria do ambiente de trabalho criando motivação e produtividade. “Mas, para isso é necessário que as pessoas entendam que a avaliação é um ponto de partida e não um ponto de chegada”, disse Cristiane Herrera. “Ao serem avaliadas, as pessoas receberão sempre “feedback” positivos e construtivos, mesmo em condições de contrariedade das opiniões”, falou. “É necessária maturidade organizacional”, disse.

No evento realizado na Casa do Médico de Marília, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer métodos que auxiliam no autoconhecimento a partir dele mesmo e do outro. “É importante para o bom relacionamento que as pessoas saibam o que o colega pensa sobre ela, e o que ela pensa e sente em relação à outra pessoa”, explicou Cristiane Herrera. Desta forma, segundo a consultora, a organização cooperativa cumpre o papel de ser um lugar de trabalhar e aprender também sobre si mesmo. “É a partir do conhecimento de si mesmo que as pessoas podem evoluir no ambiente social”, ensinou.

PRIMEIRO ENCONTRO – Representantes da DSM Consultores Associados, e gestores da Unimed de Marília deram início ao projeto de reengenharia de processos na busca de maior produtividade e qualidade de vida profissional para todos os colaboradores ligados a cooperativa. Um dos principais objetivos é o de atender as exigências da Agência Nacional de Saúde (ANS) de uma forma sistematizada e continua. Esta reunião objetivou medir o grau de controle das informações obtidas nas relações com os beneficiários e a forma como são registradas, tratadas e utilizadas como instrumento de gestão.