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Será repetida no auditório da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), dias 27 e 28 de outubro, a palestra: Qualidade no atendimento ao cliente, com Márcia Maestá Apelbaum que no mês de setembro apresentou o mesmo tema e agradou os participantes. “Estamos atendendo um pedido dos próprios comerciantes de repetir esta palestra”, disse o presidente da Acim, Sérgio Lopes Sobrinho, que sempre defendeu a necessidade de comerciantes e comerciários se capacitarem para um atendimento ao cliente com qualidade e eficiência. “Neste período, em que as lojas se preparam para as vendas de final do ano, é fundamental a capacitação do pessoal da loja”, justificou o dirigente. O evento será realizado em dois dias na sede da Acim e terá um custo de R$ 40,00 por pessoa associada, e R$ 50,00 para o não associado. Mais informações podem ser obtidas na secretaria da associação comercial (3403-3301), em virtude de que as vagas são limitadas. “Pode parecer um assunto comum e meio que óbvio, mas é importantíssimo que haja a conscientização de comerciantes e comerciários de que a qualidade no atendimento é o diferencial no momento da venda”, argumentou Sérgio Lopes Sorinho que constantemente vem programando o tema para ser apresentado aos associados. “Neste caso o evento é aberto para qualquer pessoa”, disse ao colocar a palestra à disposição de associados ou não. Márcia Maestá Apelbaum atua como diretora administrativa e coordenadora pedagógica da Central de Atendimento de Marília. É instrutora para treinamento de conscientização em ISO 9001, ISO 1401, e OHSAS 18001 – qualidade do meio ambiente, saúde ocupacional, e segurança do trabalhador. “É interessante ouvi-la, pois, ela tem uma visão interessante sobre o tema e tenho certeza que acrescentará muito para quem estiver presente”, falou o dirigente que acredita na participação de um grande número de pessoas, novamente, em virtude do mês de novembro ser uma espécie de laboratório para as vendas de final do ano. “O comerciante precisa se preparar com antecedência para estas datas importantes”, ressaltou. RETOMADA - Um estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) comprova que há empresas que retomaram os planos de expansão, engavetados ou adiados em razão da crise internacional – e decidiram apostar no futuro. O levantamento indica que acontecerá uma alta de investimentos no Brasil, entre 2009 e 2012, de 9,6% ao ano, em comparação com o período compreendido entre 2004-2007. Ou seja, o patamar de investimentos se equipara aos registrados antes da turbulência financeira. O total de recursos previstos em agosto de 2008, para o período de 2009 a 2012, era de R$ 781 bilhões, montante que caiu para R$ 688 bilhões, na fase mais aguda da crise financeira – em dezembro de 2008. Mas em agosto último, o investimento subiu novamente, agora para R$ 731 bilhões. Entre 2004 e 2007, o total de investimentos na indústria chegou a R$ 281,5 bilhões, uma alta de 9,8%, em comparação com o período entre 2009 e 2012, com R$ 450 bilhões. |
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