Título: Unimed distribui manual para orientar interessados
 
Manual do Cuidador de Idoso tem 32 páginas com orientações importantes para uma melhor qualidade de vida do idoso
 
A Unimed de Marília está distribuindo para os beneficiários dos planos de saúde, material desenvolvido pela Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), sobre o Manual do Cuidador de Idosos. Trata-se de uma cartilha com 32 páginas, em formato anatômico com linguagem fácil, fotografias ilustrativas e divididos em sete capítulos considerados fundamentais para aquelas pessoas que assumem as funções de cuidar diariamente do dependente e que permite a satisfação das necessidades materiais e emocionais de quem é cuidado. “Ele é o elo entre a equipe de saúde e o doente”, definiu o manual que se baseia em experiências do Governo Cubano, da Secretaria Municipal de Santos, bem como de enfermeiros de Florianópolis (RS).

Dentre os assuntos apresentados estão: Quem é o cuidador? O papel do cuidador; orientações para o cuidador; atividade física no idoso; problema de memória, depressão e demência; espiritualidade na terceira idade e sobre: cuidando do cuidador. Na parte de orientação para o cuidador, o leitor terá a oportunidade de ter conhecimentos de detalhes como: banho no leito; cuidados com a alimentação do idoso; cuidados no manuseio dos medicamentos do idoso; alterações na comunicação; arrumação da cama; mudança de decúbito; cuidados com as eliminações intestinais e urinárias; problemas com o sono do idoso; primeiros socorros e sobre a parada cardio-respiatória.

Segundo o Manual do Cuidador o verbo cuidar em português denota atenção, cautela e zelo. Assume, ainda, características de sinônimo de palavras como: imaginar, meditar, empregar atenção ou prevenir-se. Porém, representa mais do que um momento de atenção, sendo um cuidado constante com o outro. “O cuidado apenas aparece quando a existência de alguém adquire significado para nós”, registra o manual ainda durante a introdução do tema. “Nesse sentido, passamos a cuidar e participar do destino do outro, de suas buscas, sofrimentos e sucesso”, completou o editorial que mostra a importância do cuidado com o outro. “O homem deixa de ser humano, desestrutura-se, definha, perde o sentido e morre, se não for cuidado”, frisou o texto. “Se ao longo da vida não fizer com cuidado tudo o que empreender, acaba por prejudicar a si mesmo e por destruir o que estiver a sua volta”, concluiu o editorial.

Para o coordenador do Programa do Home Care, o médico Victorio dos Santos Júnior, este manual é um excelente documento de orientação, informação e de instrução para os beneficiários da Unimed de Marília. “Pensando nas dificuldades que os cuidadores possam vir apresentar, proporcionamos a eles orientações por meio da equipe multidisciplinar, orientando nos aspectos preventivos e curativos nas áreas: social, fisioterapêutica, psicológica, nutricional e de enfermagem”, disse o dirigente ao observar o material editado.