|
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||
|
||||||
O coordenador do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil, apresentou levantamento do número de consultas ao banco de dados da entidade durante o ano de 2009, que comparado com o ano anterior, apresentou queda de 8,76% no número de consultas anual, superando a expectativa do dirigente que acreditava num decréscimo na ordem de 15%. “Isto mostra o quanto o comerciante acredita na consulta para evitar golpes e diminuir a inadimplência”, justificou o dirigente que projeta números melhores para 2010. “A situação está se invertendo”, acredita. Na opinião do dirigente do SCPC da Acim a diminuição no número de consultas era esperada em razão do crescente uso dos cartões de crédito e de benefícios, bem como os pagamentos a vista. “Sem contar as redes de loja que criaram crediário e regras próprias”, comparou ao considerar normal este tipo de comportamento no comércio. “Quem quer segurança ao abrir um crediário, faz a consulta ao SCPC, que tem informações completas, rápidas e de amplitude nacional”, disse Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil. “O número de consultas ao banco de dados do SCPC da Acim não reflete o volume de vendas no comércio”, frisou ao afirmar que a queda no acesso ao SCPC é uma tendência nacional. Nos 12 meses de 2009 os meses de novembro e dezembro foram os melhores com relação ao SCPC. Novembro teve um aumento de 2,05%, enquanto que em Dezembro chegou a 13,13% ao número de consultas. Em 2008 foram 43.406 acesso ao banco de dados do SCPC diante de 44.300 em 2009, somente em novembro. No mês seguinte, foram 53.474 consultas em 2008 diante de 60.495 em 2009, perfazendo uma comparação de 599.077 consultas em 2008 diante de 546.552 em 2009. Com exceção dos meses de novembro e dezembros, os demais foram todos negativos. “Vínhamos com uma média de 13% a menos durante todo o ano, mas os dois últimos meses diminuíram a queda em 8%”, avaliou o coordenador do SCPC da Acim ao fechar o balanço anual. A expectativa de números positivos para 2010 se deve em razão de que o comerciante vem se conscientizando da necessidade de buscar informações sobre o crédito dos consumidores. O SCPC da Acim tem um tempo de respostas de aproximadamente de dois segundos, por consulta através de Call Center (3402-3303), URA (3402-3304) e pela Internet (WWW.acim.org.br), ou na sede da entidade. “Quem se prepara para as vendas, consegue os objetivos”, garante o dirigente ao apontar as alternativas existentes para acessar o banco de dados do SCPC da Acim. Durante o ano de 2009 foram 1.079.091 consultas realizadas sobre os diversos produtos existentes no Serviço Central de Proteção ao Crédito da Acim, para pessoas físicas e jurídicas. “Não existe banco de dados cadastral maior e mais completo que o do SCPC no Brasil”, garante Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil. |
||||||
![]() |
||||||
![]() |
||||||